Uma guerreira. Assim pode ser definido o perfil de Larisse do Nascimento Sousa, vencedora do Troféu Mirante Esporte, categoria atletismo, e do prêmio de Jovem Talento.
Acompanhada de seu treinador, Vando César Silva, Larisse falou um pouco sobre a sua história como atleta, suas dificuldades e sobre a conquista do prêmio e de patrocinadores.
Ela começou a praticar o esporte nas aulas de educação física da escola, aos 12 anos, na cidade de Caxias. “Eu praticava atletismo não somente na escola, mas em brincadeiras com alguns amigos”, afirmou Larisse. Em 2004, depois de problemas familiares, ela se mudou para Teresina, onde morou durante dois anos, tempo que ficou sem praticar o esporte.
Em seu retorno à terra natal, em 2006, Larisse reencontrou as pessoas com quem “brincava” de atletismo. Dali em diante, um parceiro do atual técnico da atleta comentou com Vando sobre o perfil dela como praticante da modalidade. Daí em diante, surgiu uma parceria que tem dado certo. “Desde essa época, o Vando passou a ser meu treinador e ele é meu treinador até hoje”, acrescentou a atleta.
Competições e reconhecimento - Depois de alguns anos de treino, ela partiu, no final de 2007, para sua primeira competição fora do Estado. Ela foi a 6ª colocada na Volta da Cajuína, em Teresina (PI). Depois disso, seguiram-se outras competições em vários estados. “Já competimos em Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e em muitos outros Estados”, acrescentou Larisse. Ela já participou, também, de 4 edições da Corrida de São Silvestre: 2009 (23º lugar), 2010 (16º lugar), 2011 (50º lugar) e 2012 (20º lugar).
Mas um dos grandes destaques veio nas Olimpíadas Escolares Brasileiras. Ela foi campeã nos 3.800 metros e 3 mil metros, na categoria sub-17. Nesta última prova, o recorde da prova, ainda, pertence à Larisse.
Somente em 2012, Larisse participou de 43 provas. Deixou de participar de 20, por falta de apoio. Ainda assim, em 9 provas, valendo pontos para ranking nacional, conseguiu chegar entre as 10 melhores do país em sua categoria.
Troféu Mirante Esporte - O Troféu Mirante Esporte foi, sem dúvida, uma grande conquista para Larisse. “A gente fica na expectativa, mas, realmente, eu não esperava ganhar”, contou. Logo após o seu discurso de agradecimento, a revelação do esporte maranhense foi agraciada com o anúncio de patrocínios para a atleta.
Foram 4 patrocínios obtidos: Armazém Paraíba, Credishop, São Luís Shopping e Academia Estação Saúde. Esta última ficará responsável pela parte de suplementos alimentares, preparo físico, acompanhamento médico e equipagens, além de uma quantia em dinheiro para manter a atleta.
Segundo o técnico de Larisse, Vando César Silva, esse preparo é importante para melhorar o seu desempenho. “Esperamos que todos esses patrocínios venham somar no crescimento da Larisse como atleta”, ressaltou o técnico da atleta.
Planos
Com essas novas conquistas, Larisse sonha alto. Dentre tantos objetivos, o principal deles é chegar bem preparada para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Ela disse que pretende continuar treinando na sua terra natal, por estar mais próximo à família e para crescer dentro do Estado. “Acredito que é possível crescer meu nível como atleta dentro do meu próprio Estado. Por isso, vou continuar treinando em Caxias”, reiterou Larisse.
Além de ajudar a si própria, ela pretende ajudar a família. Ela mencionou, durante a cerimônia do Troféu Mirante Esporte, a figura do seu pai, que está recém-operado. “Foi muito difícil estar aqui em São Luís e deixá-lo lá (Teresina, onde ele está se recuperando de uma cirurgia). Mas tenho certeza de que agora as coisas vão melhorar”, afirmou Larisse.
Disse, ainda, que vai planejar o seu calendário em função dos eventos. “Estamos aguardando o calendário oficial da Confederação Brasileira de Atletismo para planejar o nosso”, concluiu.
Comentários