Neto da Ampere é o titular da pasta do esporte do município

O Projeto de Lei Ordinária nº 022/2011, de 28 de novembro de 2011, de autoria do Poder Executivo, dispondo sobre a criação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEDEL), fez parte da pauta da sessão ordinária de ontem da Câmara Municipal.
O Projeto de Lei foi aprovado em primeira instância pelos vereadores presentes na sessão, mas terá o seu curso normal, passando pelas comissões competentes até a aprovação total, que deverá acontecer até a próxima terça-feira.
Com a criação da Secretaria de Esportes e Lazer (SEDEL), o esporte se desligará tanto da Juventude, que ficará como uma secretaria à parte, como também da Secretaria de Educação. A SEDEL será única, como teria de ser desde o início. O esporte e lazer são muito importantes e servem, principalmente, como uma base social para a retirada de jovens das ruas, afastando-os do perigo das drogas e da criminalidade.
Atrelada a outras secretarias a Sedel pouco funciona, já que as verbas destinadas pelo poder executivo tinham de passar primeiro pela educação e depois pela juventude para chegar ao esporte. Em função disso, por mais que o atual secretário da Juventude e do Esporte (SEJUVE), Arnaldo Júnior, queira, os repasses não são suficientes para as duas secretarias.
Quem vai assumir a nova pasta do município é o empresário e desportista Joaquim Quirino Cruz, o Neto da Ampere, que é do ramo e certamente fará uma grande gestão diante da Secretaria de Esportes e Lazer.
Essa iniciativa do prefeito Sebastião Madeira está sendo alvo de aplausos dos desportistas de Imperatriz, que há muito tempo, através dos meios de comunicação, reivindicavam uma secretaria para apenas o esporte em geral.
A posse do novo secretário ainda não tem data, mesmo porque ainda falta a aprovação definitiva do Legislativo, fato que somente acontecerá depois que o Projeto de Lei passar pelas comissões.