Diversos juízes de linha brasileiros, de vários estados, foram selecionados para atuar nas competições de badminton das Olimpíadas Rio 2016. No dia 16 de agosto, esses profissionais indispensáveis para a realização dos jogos foram congratulados com certificados e medalhas pelos serviços prestados no maior evento esportivo do mundo. O reconhecimento também partiu de duas das mais importantes autoridades desportivas do mundo, Thomas Bach, Presidente do Comitê Olímpico Internacional, e Carlos Arthur Nuzman, Presidente do COB e da Rio 2016.
“Os jogos olímpicos não seriam possíveis sem a sua participação. Obrigado por nos ajudar a fazer dos Jogos Olímpicos Rio 2016 um sucesso”, manifestou-se o presidente Bach em documento entregue aos juízes de linha. “Obrigado por ajudar a tornar os primeiros Jogos Olímpicos do Brasil uma celebração memorável. Sua contribuição aos Jogos Olímpicos Rio 2016 fez diferença”, disse Carlos Arthur Nuzman.
Entre os juízes de linha, o professor Wallace Froes representou a cidade de Imperatriz e o estado do Maranhão. A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sedel), sentiu-se honrada por ter proporcionado este momento muito importante para o esporte da cidade e de todo o estado. Wallace Froes foi escolhido pelo Comitê Organizador Brasileiro (COB) para participar dos Jogos Olímpicos Rio 2016, como árbitro da modalidade de Badminton. “Foi um momento único na minha vida poder participar do maior evento esportivo do mundo no meu país. Aproveito para agradecer a todas as pessoas que me ajudaram direta e indiretamente para que esse sonho se realizasse. Obrigado” – disse Wallace.
Para conquistar uma vaga na equipe de juízes de linha das olimpíadas foi necessário uma série de preparações, dentre elas a participação em um curso de juiz de linha internacional, que foi oferecido pela CBBd, participação efetiva em eventos internacionais e evento-teste realizado no Rio de Janeiro. O resultado das convocações para as Olimpíadas foi divulgado em abril deste ano.
O badminton é um esporte dinâmico e exige do atleta capacidade de coordenação motora, agilidade, força, resistência e flexibilidade. A peteca pode chegar a 420 km/h. O badminton tem papel importante na formação do aluno devido à capacidade de estimular a concentração durante a prática esportiva.
Para os Jogos Olímpicos Rio 2016 realizados no Rio de Janeiro, a Federação Mundial indicou 20 juízes de linha e outros 60 foram recrutados no Brasil, através dos cursos que aconteceram em diversos estados do Brasil.
Publicado em Esporte na Edição Nº 15702
Comentários