Atleta competindo em uma etapa dos enduros realizados no Maranhão

Conhecida por ser uma prova muito técnica, repleta de terrenos que variam entre pedras, areias, lajedos, piçarras e a provável presença da lama em caso de chuva, a quinta edição do Campeonato Maranhense de Enduro fará sua abertura na cidade de Caxias.
Quatro categorias de motos (Novatos, Júnior, Sênior e Master) e uma de quadriciclos se apresentam nesta sexta-feira (1º) para a vistoria técnica, briefing e apresentação dos pilotos e patrocinadores ao público. São esperados mais de 80 pilotos, que no dia seguinte (2/03) seguirão para a largada, a partir das 8 horas, no Shopping Car, na Avenida Senador Alexandre Costa.
Supervisionada pela Trail Clube Caxias (TCC), a prova teve o levantamento realizado pelo atual vice-presidente da Federação Maranhense de Motociclismo (FMMA), Constantino Castro, que espera um grande movimento para este fim de semana. “Uma prova de Enduro de Regularidade deste nível movimenta uma cidade do porte de Caxias, faz explorar um pouco do turismo caxiense, pois pilotos e suas equipes circulam em restaurantes, bares, hotéis, postos de gasolina, entre outros, ajudando assim no desenvolvimento socioeconômico da cidade”, prevê o organizador.
A prova - Com início na zona urbana de Caxias, serão percorridos aproximadamente 40 km até a primeira neutralização localizada entre postos de gasolina. Em seguida, percursos técnicos e de muita adrenalina aguardam públicos e pilotos. Prevista para durar 5 horas, após a chegada dos competidores no Balneário de Veneza, os espectadores poderão prestigiar o evento de manobras radicais, enquanto será apurado o resultado da prova.
Por volta das 16:30 horas, no Babaçu Eventos, serão divulgados os vencedores, sendo realizada a premiação dos cinco primeiros de cada categoria. A banca Forró Devassa completa a festa com um show ao final da solenidade.
Apoio a pilotos iniciantes - No último sábado (23), o presidente da Federação, Ricardo Medeiros, palestrou nas instalações da loja Off Road curso sobre navegação para iniciantes. Durante o evento, o veterano piloto (com experiência em competições como o Rally dos Sertões e Rally Dakar) deu dicas sobre como utilizar os equipamentos em provas.
Com auxílio do diretor esportivo da Federação, Márcio Sousa, foram mostrados aos pilotos presentes vídeos com regras da modalidade, além da evolução dos equipamentos nos últimos anos. Ao final, Ricardo Medeiros levou os pilotos para uma aula prática em trilhas.
“Nesta reunião, visamos orientar os pilotos iniciantes a como utilizar o equipamento de navegação em trilhas, a como configurá-lo e a segui-lo, assim esperamos que os pilotos tenham menos dificuldades em suas primeiras participações”, declarou o atual presidente da Federação.