Antônio Américo e Walter Lira, presidente e vice da FMF, respectivamente

Quem imaginou que as viagens ao interior do Estado do presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Antônio Américo Lobato Gonçalves, tivessem como propósito apenas levá-lo ao cargo enganou-se redondamente.
Durante o final de semana, evidenciando o respeito com que o futebol maranhense será tratado, mesmo já transcorrido o período eleitoral, Antônio Américo esteve no município de Pastos Bons, região central do Estado, participando da abertura da IV Copa União de Futebol do Médio Sertão.
“Enquanto Federação, precisamos fortalecer não apenas o futebol profissional, mas também as demais categorias, incluindo os times que participam das competições regionais. Por isso, em respeito aos participantes, organizadores e amantes do futebol, haja vista a grandiosidade de um evento como este, o campeão da competição, desde que se profissionalize, será incluído na Série B do Campeonato Maranhense de 2013”, garantiu Antônio Américo.
Além do presidente da FMF e dos prefeitos das cidades participantes, o ex-jogador e técnico do Flamengo, Jorge Luís Andrade da Silva, bem como o ex-goleiro do Fluminense, Paulo Victor, também estiveram na cidade de Pastos Bons, município escolhido para sediar o torneio início, realizado no domingo (29), entre os 16 times inscritos. Vale ressaltar que Pastos Bons foi a cidade escolhida, haja vista o prefeito daquela cidade, Enoc Mota, ser o presidente da Associação dos Municípios do Médio Sertão, entidade responsável em organizar a competição.
O campeão do torneio, que se estenderá até o final de maio, receberá como prêmio a quantia de R$ 5 mil, enquanto o vice-campeão ganhará R$ 2.500,00.
Participam da Copa, que tem como objetivo promover a integração dos municípios através do futebol, as cidades de Pastos Bons, Paraibano, Sucupira do Norte, Mirador, Colinas, Passagem Franca, Jatobá, Nova York, São João dos Patos, Buriti Bravo, Benedito Leite, Sucupira do Riachão, Barão de Grajaú, São Raimundo do Azeitão, Lagoa do Mato e São Francisco do Maranhão.
Na primeira edição da competição, ainda em 2009, a cidade de Jatobá foi a grande campeã, seguida dos municípios de São João dos Patos (2010) e Sucupira (2011).
A Copa União, disputada pelos municípios do Médio Sertão maranhense, é nos mesmos moldes do Copão Maranhão do Sul, disputada por seleções de cidades das regiões tocantina, sul e central do estado.