Começou nesse domingo (31) o workshop realizado pela Comissão de Arbitragem da CBF e pela Escola Nacional de Arbitragem. O evento, que acontece na sede da entidade, irá até esta quarta-feira, com palestras, debates e grupos de trabalho que visam o aprimoramento da arbitragem brasileira.
O Maranhão está sendo representado neste evento pelo presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol (CEAF), Marcelo Filho.
Neste primeiro dia de evento, o ex-chefe do departamento de arbitragem da FIFA, José Maria Garcia Aranda, falou sobre o sistema de treinamento da entidade internacional. Ele aproveitou para sugerir uma organização de trabalho que envolva diretamente a CBF e as comissões estaduais, com acompanhamento contínuo e troca de experiências constante.
Os presidentes das comissões estaduais também tiveram seu espaço, neste primeiro dia, para falar sobre as dificuldades encontradas na rotina de trabalho.
O final do dia de abertura do encontro foi reservado para um balanço sobre os últimos anos da arbitragem brasileira.
Nessa segunda-feira, o encontro seguiu durante todo o dia na sede da CBF.
Confira os destaques da programação
Segunda-feira / 1º de fevereiro
9h40 a 10h30: Estratégias de Avaliar e Monitorar a Arbitragem / Responsável: José Maria Garcia-Aranda
18h10 a 18h50: Árbitro de vídeo – Projeto da CBF para uso de vídeo em lances decisivos / Responsável: Escola Nacional de Arbitragem de Futebol
Terça-feira / 2 de fevereiro
11h20 a 12h: O papel do árbitro internacional moderno / Responsável: José Maria Garcia-Aranda
Comentários