O rebaixamento do Sampaio na Série B do Brasileiro é algo praticamente definido. A permanência do Tricolor na competição é levada em conta apenas por questões matemáticas. Porém, já na rodada desta terça-feira, até as chances numéricas podem cair por terra e o Sampaio Corrêa pode ser considerado oficialmente rebaixado.
É que com o afunilamento da competição e a distância do Sampaio para saída do Z-4, a bomba relógio do rebaixamento tricolor tem boas chances de explodir a três rodadas do fim da competição.
O Sampaio tem 27 pontos, nove a menos que o Oeste, primeiro time fora da zona do rebaixamento, sendo que o campeonato tem apenas mais quatro rodadas (12 pontos em disputa). Desta maneira, caso o Sampaio não mantenha ou diminua a diferença para a equipe paulista, já será considerado o primeiro rebaixado da Série B.
A queda do Sampaio pode acontecer de várias maneiras já nesta rodada. Caso perca para o Bahia, nesta terça-feira, por exemplo, basta o Oeste não ser derrotado jogando em casa diante do Avaí. Se no mínimo empatar neste cenário, o Tricolor estaria definitivamente rebaixado. Se o Sampaio empatar na rodada, a torcida será para que o Oeste não vença.
A única maneira de não ser rebaixado na rodada sem depender do resultado do Oeste é vencendo o Bahia, pois a diferença se manteria em nove pontos e, mesmo sendo remota, ainda haveria chances estatísticas de permanecer na Série B.
Neste cenário de vitória de Oeste e Sampaio, o Tricolor só chegaria ao mesmo número de pontos do Oeste e teria que superar os paulistas no saldo de gols. Neste momento, o Tricolor tem -23 e os rubro-negros possuem -14. O cenário será o mesmo se as duas equipes perderem ou empatarem.
Entre Sampaio (27 pontos) e Oeste (36 pontos), ainda existem três equipes, justamente os companheiros da equipe maranhense na zona do rebaixamento. O Tupi, com 30, o Bragantino, com 31, e o Joinville com 33.
O técnico Flávio Araújo, sem mais alternativas, manteve o time que perdeu para o Joinville para a partida de hoje.
No Bahia, para enfrentar o Sampaio, o técnico Guto Ferreira não poderá contar com o meia Régis e o lateral-esquerdo Moisés, que vão cumprir suspensão pelo terceiro amarelo. A tendência é que Renato Cajá entre no meio de campo. Na ala, Tinga pode ser improvisado, como tem sido feito recentemente, mas Guto também pode optar por João Paulo, lateral-esquerdo de ofício, que se recuperou de lesão.
Com 56 pontos ganhos, o Bahia é o quarto colocado e vive um bom momento no Brasileirão.

FICHA TÉCNICA
Bahia x Sampaio Corrêa
Local: Arena Fonte Nova
Horário: 20h30
Árbitro: Raphael Claus - SP (FIFA)
Árbitro Assistente 1: Marcelo Carvalho Van Gasse - SP (FIFA)
Árbitro Assistente 2: Rogerio Pablos Zanardo - SP (ASP-FIFA)
Quarto árbitro: Adriano de Assis Miranda - SP (CBF-2) 

Bahia
Muriel; Eduardo, Tiago, Jackson e João Paulo; Renê Júnior, Juninho e Renato Cajá; Edigar Junio, Hernane e Victor Rangel 
Técnico: Guto Ferreira

Sampaio Corrêa
Rodrigo Ramos, Eder Sciola, Wagner, Luiz Otávio e Esquerdinha; Diogo Orlando, Diego Lorenzi, Hiltinho e Lucas Sotero; Edgar e Thiago Santos
Técnico: Flávio Araújo