A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel) realizou, no auditório da Faculdade São Luís, mais duas reuniões para definir como serão os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) de 2012, que este ano chegam à sua quadragésima edição. Os encontros, que aconteceram na segunda (13) e terça-feira (14), foram destinados a gestores municipais e representantes das escolas da rede metropolitana.
Antes dessas reuniões, a Sedel já havia realizado outros encontros para debater os JEMs deste ano com as federações de esporte amador do estado. De acordo com o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, o objetivo da Sedel é promover uma competição democrática.
“Queremos que os JEMs sejam um evento democrático. Por isso, abrimos espaços para que nossos parceiros, prefeituras, escolas e federações, pudessem dar sugestões para os jogos deste ano. Sugestões sempre são bem-vindas para que os JEMs ocorram de maneira que valorize nossos jovens atletas. Temos que fazer com que o esporte seja veículo de cidadania”, disse o secretário.
Aos gestores municipais e aos representantes das escolas, a Sedel apresentou o cronograma de atividades que serão desenvolvidas este ano. O secretário-adjunto, Alim Maluf Neto, explicou que o cronograma dos JEMs 2012 foi desenvolvido, mais uma vez, para se adequar às Olimpíadas Escolares e fortalecer as disputas esportivas deste ano.
“Temos que preparar nossos atletas para as disputas fora do estado. Por isso, os JEMs deste ano obedecerão aos regulamentos específicos das Olimpíadas Escolares. Acredito que, assim, o nível da competição crescerá bastante”, explicou Alim Maluf.
As propostas apresentadas pela Sedel foram aceitas pelos participantes da reunião, que aprovaram este diálogo com a Secretaria sobre os jogos escolares. Agora, as escolas e municípios participantes terão até o dia 30 de março para entregarem o termo de adesão aos jogos escolares.
Publicado em Esporte na Edição Nº 14332
Comentários