O muay thai é uma arte marcial originária da Tailândia, onde é considerado desporto nacional. Esta disciplina física e mental, que inclui golpes de combate em pé, é conhecida como “a arte das oito armas”, pois caracteriza-se pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, estando associada a uma boa preparação física que a torna uma luta de contato total bastante eficiente.
As técnicas milenares do muay thai, vista como a arte marcial em pé mais eficiente do mundo, vem aglutinando seguidores em grande número em Imperatriz. Praticado com rigor na disciplina, o muay thai traz diversos benefícios para o corpo e para a mente.
Em resgate à sua história, o “chupasart”, técnicas desenvolvidas para manter a saúde e se proteger de combates, mesmo em tempos de paz, teve em sua percursora, o muay thai, a forma de utilizar as técnicas também em competições, pouco vistas no Maranhão.
O kru (técnico, em tradução livre do tailandês) Thercyo Yassuo, de 24 anos, e representante da LBMTT, relata que eventos não acontecem na região por falta de uma federação maranhense de muay thai.
“Aqui nós fazemos eventos próprios, porque no Maranhão não tem uma federação de muay thai que realize esses eventos. Tudo que Imperatriz possui de representação foi resultado de competições que fizemos em São Luís e aqui em Imperatriz, de onde tivemos títulos de campeões”, explica Yassuo.
Numa academia no Centro da cidade, onde Thercyo Yassuo é técnico, cerca de 30 alunos treinam uma hora por dia, três vezes na semana, para aprender as técnicas com rigor na disciplina, base para o desenvolvimento das técnicas.
O professor instrui os golpes aos alunos em tailandês, como sugerem os padrões da Liga Brasileira de Muay Thai Tradicional (LBMTT).
“É preciso muita dedicação para aderir ao muay thai. O treinamento físico é puxado e queima bastante caloria. Acima de tudo, o muay thai é uma arte marcial e é assim que ela deve ser ensinada”, conta o kru, que também é professor em outras academias da cidade.
O desporto de muay thai é exclusivamente regido pela Federação Internacional de Muay Thai Amador (IFMA) e pelo Conselho Mundial de Muay Thai (WMC). Essa modalidade esportiva, que está chegando com muita força em Imperatriz, ainda não possui uma federação no Maranhão.
Publicado em Esporte na Edição Nº 15048
Comentários