O Moto Club festeja 81 anos em meio à expectativa que gira em torno da temporada 2019. O clube tem a data especial nessa quinta-feira (13), mas a programação festiva está marcada para hoje, com a apresentação do novo material esportivo e também da loja do clube.
A festa será na Fanzine, que fica em frente à Praça Manuel Beckman, na Avenida Beira-Mar, no Centro de São Luís, a partir das 19h, com ingressos a R$ 20,00 e entrada especial (sem custo adicional) para o sócio-torcedor. Antes, às 17h, a loja será apresentada ao torcedor. A loja fica em frente à casa de eventos que receberá a festa do clube.
Além da festa e da loja, o torcedor espera novidades por parte da diretoria, como investimentos previstos para a montagem do time para a temporada de 2019 e melhorias no programa sócio-torcedor.
Pensando na próxima temporada, a diretoria confirmou o retorno do treinador Ruy Scarpino, que será o responsável pela montagem da nova equipe. Ruy esteve em São Luís logo após ser anunciado pela diretoria e tratou dos primeiros assuntos relacionados ao time. Ele ficou de voltar em novembro para continuar o trabalho já em São Luís e no dia 1º de dezembro comandar a pré-temporada em cidade a ser confirmada pela diretoria.
Em 2019, o Papão do Norte tem quatro competições. Além do Campeonato Maranhense, o time está de volta às copas do Brasil e do Nordeste. No segundo semestre terá ainda a Série D do Campeonato Brasileiro. As prioridades são o título estadual, no caso o bicampeonato, e o acesso à Série C do Brasileiro, feito conquistado em 2016 com o próprio Ruy Scarpino no comando técnico. Atualmente, o clube é presidido por Natanael Júnior.
Aos 81 anos, o Moto festeja 26 títulos estaduais e em 1948 foi campeão do Torneio Campeões do Norte, quando a alcunha de Papão do Norte foi adquirida. Rubro-negro hoje, o Moto começou com as cores verde e branco, e seu primeiro nome foi Ciclo Moto, pois teve origem em um grupo de amigos que queria unir forças para participar de competições de motociclismo e ciclismo.
O Moto já teve um estádio próprio, chamado de Santa Isabel, que foi demolido em 1972 para dar lugar ao Ministério da Fazenda, no Canto da Fabril, no Centro de São Luís. O centro de treinamento do Moto fica em São José de Ribamar, Região Metropolitana de São Luís.
O CT homenageia um dos principais dirigentes que o clube já teve, José Pereira dos Santos. Na sede do clube, o campo considerado da base é chamado de Baezinho, ex-jogador do clube e que por anos trabalhou também na descoberta de novos talentos do Papão. O campo que o time profissional costuma treinar é chamado de Hamilton Sadias, que jogou pelo Moto até 1968 e marcou 244 gols com a camisa motense.
Publicado em Esporte na Edição Nº 16215
Comentários