O Campeonato Maranhense tem uma disputa especial que há muito tempo não se via: o equilíbrio entre Sampaio e Moto. No entanto, esse embate não se limita apenas no confronto entre ambos, como aconteceu na final do primeiro turno em que empataram os dois jogos. Na classificação geral, a dupla também lidera as principais estatísticas. O destaque maior é para a ofensividade, pois os dois têm os melhores ataques do Estadual 2014.
Enquanto o Moto já balançou as redes adversárias 23 vezes, o Sampaio já marcou 22 gols na somatória dos dois turnos. Só para se ter uma ideia do poder ofensivo, o clube mais próximo da dupla é o Imperatriz, que fez apenas 14 em toda a competição.
Mas os bons números de ambos não param por aí. Com apenas sete gols sofridos, o Tricolor é dono da melhor defesa da competição. Nesse quesito o Rubro-Negro precisa melhorar. Em 12 jogos, mesmo número do Tubarão, já levou 15 gols.
Quando o assunto é artilharia, a equipe motense leva vantagem sobre o maior rival. O meia Kléo, ex-jogador do Sampaio, lidera com seis gols marcados. Henrique, do Moto, e Eloir, do Tricolor, vêm logo atrás, com um a menos.
Na decisão do primeiro turno os dois times foram tão ofensivos que nenhum saiu vencedor. Na primeira partida, houve empate por 1 a 1 e na segunda mais uma igualdade: 2 a 2. O Sampaio comemorou o título por ter melhor campanha no geral.
Agora, o Superclássico deste domingo, no Estádio Castelão, novamente será decisivo, mas desta vez a situação é outra. O duelo pode valer até a permanência ou não das atividades no restante do ano para o Moto. Em caso de eliminação, o Papão do Norte só voltará a jogar em 2015, isso porque o clube não teria mais nenhuma competição na atual temporada.
Por enquanto, o Rubro-Negro lidera o Grupo A, com nove pontos, mas pode perder vaga na semifinal para Cordino e Imperatriz, dois clubes que ainda estão na luta.
O Sampaio, por sua vez, já está classificado para a semifinal do segundo turno, tem vaga assegurada na final do Estadual, está participando da Copa do Brasil e vai disputar o Campeonato Brasileiro da Série B a partir do dia 19 de abril.
Sampaio e Moto farão mudanças para o jogo de hoje. As principais alterações já confirmadas pelos dois treinadores serão no meio-campo.
No Moto, o volante Pierre cumpriu suspensão e retorna para o lugar de David. Do outro lado, a certeza é que o meia Eloir, com um estiramento muscular na coxa esquerda, ficará duas semanas afastado e Hiltinho, será o substituto
Um outro jogo que merece atenção é entre Maranhão e Cordino. O MAC joga em busca da vitória para fugir do rebaixamento, enquanto que o Cordino luta pela vaga à semifinal. Ainda focados contra o rebaixamento, jogam São José e Balsas, em confronto direto.
Publicado em Esporte na Edição Nº 14961
Moto e Sampaio duelam no Castelão em mais um superclássico
MAC luta para não cair; São José e Balsas fazem confronto direto defendendo a permanência na primeira divisão
Comentários