O Moto Club vai a Alagoas para enfrentar o CSA, neste domingo, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro Série C, mas os treinadores ainda não confirmaram os times que vão jogar, contudo é possível observar semelhanças na estratégia de jogo das duas equipes com base no que foi utilizado na última rodada. O Moto está na sétima colocação com três pontos, enquanto o CSA é o líder do grupo com seis pontos.
No Moto, pela primeira vez, o treinador Leston Júnior colocou o time no 4-2-3-1. Deu certo. O time venceu por 4 a 0 o Confiança, no Castelão. O CSA vinha de duas vitórias, mas a última rodada perdeu, na Paraíba, para o Botafogo, por 2 a 0, contudo nos três jogos o sistema foi o mesmo.
A maior diferença está na orientação do meio-campo. O Moto joga com Válber centralizado e Raí e Vitinho bem próximos às laterais do campo, funcionando como pontas quando o time ataca. O CSA tem a mesma linha de três jogadores nesta faixa do campo, mas Thiago Potiguar e Marco Antônio não se distanciam tanto de Daniel Costa. Nos dois casos, quando estão com a bola, o trio se aproxima bastante do camisa 9. No Moto é Rafamar e no CSA é Michel.
No time maranhense, os dois volantes são Diogo Oliveira e Felipe Dias, que fazem o trabalho parecido com Dawhan e Everton Heleno. O primeiro volante protege mais a defesa e sai com um bom passe e o segundo volante tem a função de marcar no campo de ataque para tentar fazer com que a jogada adversária chegue enfraquecida já nas proximidades da linha de defesa. Se esse segundo volante conseguir ‘roubar’ a bola, ele é quem liga o contra-ataque de forma mais perigosa, por estar já no campo adversário.
Os jogadores de área Rafamar, no Moto, e Michel, no CSA, têm como primeira função segurar a bola alguns segundos para fazer com que o time avance as linhas e os meias se aproximem para que as jogadas ofensivas sejam mais produtivas. Claro, por serem os atacantes, também são cobrados pela conclusão das jogadas em gol.
Rafamar e Michel têm um gol cada. O gol de Michel foi um chute de fora da área, com efeito, na goleada sobre o ASA. O de Rafamar foi um chute forte no canto esquerdo após a defesa do Confiança não afastar a bola da zona de ataque rubro-negra.
Publicado em Esporte na Edição Nº 15894
Comentários