Profissional conhecido no meio jornalístico, o fotógrafo Gervásio Baptista, de 93 anos, foi recebido ontem (10) pelo presidente interino Michel Temer, no Palácio do Planalto, para um bate-papo informal. Com meio século de carreira no fotojornalismo, Baptista foi fotógrafo oficial de três presidentes da República e cobriu a Guerra do Vietnã.
Gervásio Baptista, que completa 94 anos no domingo (19), estava em frente ao Palácio do Planalto, gravando uma entrevista para a TV Senado, quando foi chamado para se encontrar com Temer. As fotos feitas pelos profissionais de imprensa registraram um clima de descontração entre os dois.
Agência Brasil
Gervásio Batista é autor de imagens memoráveis, entre elas a de Juscelino Kubitschek acenando com a cartola para o povo na inauguração de Brasília. Foi o último a fazer uma foto do então presidente Tancredo Neves com vida.
Ao longo da carreira, cobriu concursos de Miss Universo, copas do mundo, guerras e acontecimentos políticos. Fotografou personagens importantes da história, como John Kennedy, Richard Nixon, Juan Domingo Perón, Charles de Gaulle, Che Guevara e Fidel Castro. A Agência Brasil foi um dos veículos onde Baptista trabalhou.
Após o encontro com o fotógrafo, Temer seguiu para o Palácio do Jaburu, onde almoça com representantes de centrais sindicais para debater a reforma da previdência e o desemprego no país. (Agência Brasil)
Comentários