Na última semana que antecede a Copa Brasil de Kart em Imperatriz, um corpo clínico extremamente qualificado composto por oito médicos se reuniu no kartódromo da cidade, palco da competição nacional, para traçar o plano de trabalho, elaboração da escala de plantão e esclarecer os pontos cruciais para melhor dinamismo de atendimento durante todo o período do evento, que acontece de 9 a 15 de outubro.
Da reunião de trabalho também participou o coordenador do Samu-Imperatriz, Weverton Augusto, que garantiu a presença de duas ambulâncias integralmente durante os treinos e provas. A equipe do Samu é formada por um condutor socorrista, um médico e um enfermeiro.
A cirurgiã vascular Dra. Luanda Dantas, que coordena e integra a equipe médica, destacou que a assistência ambulatorial ocorrerá no decorrer de todo o evento, seja nos treinos ou nas corridas oficiais, no horário das 7h às 18h, por profissionais especialistas em várias áreas médicas: cardiologista, cirurgiões, ortopedista, clínicos, otorrino etc., somando ao apoio do Hospital São Rafael. “Contamos também com o sobreaviso na urgência e emergência do Hospital Municipal de Imperatriz, que dispõe de todas as especialidades médicas, além de bloqueio de leitos e sala de cirurgia no período e horários dos treinos e corridas”, declarou.
Além da Dra. Luanda Dantas, o corpo clínico é composto pelo Dr. Alexandre Xavier (cirurgião torácico), Dr. Áureo Cangussú (otorrinolaringologista), Dr. Deusdedite Sales (cardiologista), Dr. Jean Nascimento (ortopedista), Dr. Júlio César (clínica médica), Dr. Danilo Azevedo (clínico e geriatra) e Dra. Ana Lígia Marques (endocrinologista). Todos eles são voluntários e alguns são entusiastas do esporte e aproveitam as horas livres para empreender como pilotos de kart de forma descontraída, mas não muito menos competitiva.
Para oficializar os trabalhos médicos ante a competição, a FAEM (Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão) e a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) realiza no dia 7 de outubro, às 19 horas, no auditório do Hotel Posseidon, o curso “Atendimento Médico em Automobilismo”, sob a tutela da equipe do Dr. Dino Altmann, presidente da Comissão Médica da CBA.
Altmann, que faz parte da Comissão Médica da FIA desde 1990, elaborou um protocolo padrão de atendimento médico para os circuitos automobilísticos nacionais que prioriza garantir o desenvolvimento do esporte sem abrir mão da qualidade das competições, da segurança de pilotos e equipes e do bem-estar da audiência - fatores que justificam o retorno dos altos investimentos dos patrocinadores.
O minicurso em Imperatriz será ministrado pelo médico Dorival de Carlucci Jr., responsável pela equipe de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Santa Marina e da AMIL nos hospitais Albert Einstein, Duprat e Paulistano,
além de ser médico colaborador da Faculdade de Medicina da USP. Na manhã de sábado, dia 8 de outubro, o curso parte para o Kartódromo de Imperatriz, onde acontece um treinamento de resgate em carro de competição, uma verdadeira atuação pré-hospitalar, que visa reunir cerca de 50 profissionais do Samu, além da própria equipe médica que acompanhará todo o evento. “Acredito que obteremos o sucesso almejado, com o trabalho de parceria entre a classe médica, as equipes de resgate do SAMU e o esporte de velocidade, através da credibilidade de todas as partes envolvidas e que de maneira profissional e voluntária estão dispostos a elevar o nome da cidade de Imperatriz e do Estado do Maranhão ao reconhecimento em âmbito nacional”, concluiu a médica Luanda Dantas.
Publicado em Esporte na Edição Nº 14217
Comentários