Hector Faval exibe a medalha de ouro conquistada em Fortaleza

Encontra-se em Imperatriz o atleta medalha de ouro da última Copa do Brasil de Taekwondo, que foi realizada nos dias 13 e 14 (último fim de semana), em Fortaleza, capital do Ceará. Trata-se de Hector Faval, cuiabano de 18 anos e sobrinho do empresário imperatrizense Rubens Faval.
Hector resolveu passar por Imperatriz para visitar os parentes, como não poderia deixar de ser, depois de ter representado o estado do Mato Grosso na competição.
Em conversa com a reportagem de O PROGRESSO, Hector Faval, que é faixa preta de taekwondo, disse que iniciou a sua trajetória neste nobre esporte aos 13 anos.
Taekwondo é um esporte de combate de arte marcial e significa, de uma forma muito geral, “o caminho dos pés e das mãos através da mente”.
Com a conquista desta medalha de ouro na Copa do Brasil em Fortaleza, Hector Faval alcançou o índice brasileiro e pode ser convocado para a seleção olímpica brasileira para as Olimpíadas de 2012.
Nos próximos meses, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) vai realizar uma seletiva fechada, no Rio de Janeiro, em data ainda a ser divulgada. Os melhores atletas farão parte da seleção brasileira que vai disputar as Olimpíadas de 2012, que serão realizadas em Londres, Inglaterra. Os demais que sobrarem dessa lista serão preparados para as Olimpíadas de 2016, no Brasil.
Hector Faval, que é acadêmico de Logística em Cuiabá, disse que espera estar na lista já para 2012. Mas, como ainda é muito jovem, pode também estar a postos em 2016.
Hector Faval estará em Imperatriz até o próximo domingo, quando retornará a Cuiabá. Como acontece em todo o Brasil, Hector se queixa da dificuldade de arranjar patrocinadores. Quando a reportagem disse a ele que a governadora Roseana Sarney sancionou uma lei de incentivo ao esporte no Maranhão, com a redução da alíquota do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), Hector Faval, disse: “Quem sabe eu possa vir representar o Maranhão”.