O Marwel Esporte Clube, a maior fábrica de craques de futebol de Imperatriz, completou no último dia 6 de junho 37 anos de fundação. Marwel, que tem a direção de José Moreira Silva, o popular ‘Moreirinha’, é a escolinha de futebol pioneira de Imperatriz e de toda a região tocantina.
A comemoração de mais um aniversário do Marwel começa nesta quarta-feira (28), com a presença de Moreira Silva na Câmara de Vereadores e estenderá até esta quinta-feira (29), com matinal no CT de Treinamentos, localizado no Quartel do 50° BIS, com palestras de autoridades e outros convidados especiais e a distribuição de medalhas pioneiras.
História
No dia 6 de junho de 1980, o desportista, atleta, radiotécnico e técnico de futebol, José Moreira Silva, fundou o Marwel como a primeira escolinha de futebol filantrópica de Imperatriz.
Em 1984, a escolinha pioneira passou a treinar os futuros craques do Brasil, no campo do 50° BIS, com apoio integral dos hoje coronéis R1 do Exército Brasileiro, Caracas e Daladier, para que os pequenos tivessem mais segurança. O comandante do 50° BIS, Tenente Coronel Roberto Furtado, é padrinho das crianças e adolescentes da Escolinha do Marwel.
Objetivos
A função do Marwel é defender e incentivar os semelhantes, contribuindo para sua formação não só no futebol, como também em outras profissões, para essa finalidade, a escolinha conta com o apoio do Poder Judiciário, médicos, advogados, jornalistas, vereadores, empresários e militares.
Revelações
O Marwel sempre revelou grandes craques para o futebol brasileiro. Vários já encerraram carreira, como Augusto (in memoriam), Fagundes (in memoriam), Alencar, Batoré, Frank, Rodson, Wilson, Lamartine, Diná e Lindoval. Atletas formados no Marwel e atuando no momento: Wanderson (XV Piracicaba), Denos (Azerbajão), Leo Carvalho (SP), Rayllan (Juazeiro da Bahia), Elifrank (Betis-MG).
O Marwel fará homenagens in memoriam para a escritora Edelvira Marques, Augusto, Fagundes, Rilck e Sr. Zezito, patriarca da família do Batoré, Rayllan, Ramon, Nazaré e outros.
Pelo seu trabalho, Moreira do Marwel recebeu o titulo de cidadão imperatrizense, comenda Barão de Coroatá, prêmio Rotary Internacional, comenda amigo do 50° BIS e 3° BPM. É reconhecido pela Sedel de Imperatriz como embaixador dos jogos Escolares Imperatrizenses, de 2015, 2016 e 2017.
Comentários