A Copa do Nordeste Sub 20 de 2019 será realizada entre 13 de outubro e 30 de novembro, com quatro fases, repetindo a edição de 2018, vencida pelo Fortaleza. O Marília vai representar o Maranhão na competição, porque é o Campeão de 2018.
Em fevereiro, a CBF chegou a divulgar um novo formato para o torneio regional, com 64 jogos ao todo. A disputa seria realizada no primeiro semestre, mas acabou atrasando e voltou ao formato anterior, com 53 jogos, incluindo a realização da fase final numa sede fixa, com Sergipe recebendo a etapa pelo 3º ano seguido.
Uma novidade nesta edição, que terá jogadores nascidos a partir de 1999, é a volta do Sport. Mesmo na condição de campeão pernambucano da categoria em 2016 e 2017, o clube declinou da participação – seguindo a lógica da ausência na versão profissional da Copa do Nordeste. Por sinal, vale lembrar que os 18 clubes participaram se classificaram através dos nove títulos estaduais em 2018 (em PE, o Porto) e do ranking da CBF, com nove vagas.
Pela lógica, em relação ao ranking nacional, o Náutico, três vezes vice-campeão nordestino de juniores, deveria participar deste torneio, pois é um dos melhores ranqueados da região. Porém, há uma limitação de três times por estado. E Sport e Santa, à frente, entraram assim.

Os participantes do Nordestão de juniores de 2019

Grupo A (preliminar) – ASA (AL) e Botafogo (PB) 
Grupo B (preliminar) – ABC (RN) e Fortaleza (CE) 
Grupo C – Bahia (BA), Confiança (SE), CRB (AL) e Vitória (BA) 
Grupo D – CSA (AL), CSP (PB), Porto (PE), Santa Cruz (PE) 
Grupo E – América (RN), Horizonte (CE), Sport (PE) e o vencedor do Grupo A 
Grupo F – Ceará (CE), Marília (MA), River (PI) e o vencedor do grupo B

Fórmula de disputa 

Após a preliminar, com jogos únicos em 13/10 e mandos de Botafogo e Fortaleza, a fase de grupos terá 16 clubes, divididos em quatro grupos, com quatro times em cada. Disputa em ida e volta, com seis rodadas ao todo (e 48 partidas). Avançam ao mata-mata os líderes de cada chave. A fase final será disputada no estádio Batistão, em Aracaju, com as semifinais em 28/11 e a decisão em 30/11.