Equipe do Marília campeã Sub-17 da Copa Mina de Ouro
Equipe do 1º Batalhão PM de Palmas campeã Sub-15 da Copa Mina de Ouro

O Centro de Treinamento do Marília Futebol Clube, o CT Pereirão, mais uma vez foi palco de grandes jogos com a realização da 4ª Copa Mina de Ouro, um dos mais importantes torneios de futebol da região. Este ano, a competição em nível interestadual, que foi realizada nos dias 12, 13 e 14, contou com a participação de 10 equipes dos estados do Maranhão, do Pará e do Tocantins, disputando nas categorias sub-15 e sub-17.
Foram realizados 24 jogos e marcados 85 gols, uma média de 3,54 gols por partida. A competição transcorreu dentro do planejado, sem nenhum imprevisto ou incidente. Os atletas mostraram muita técnica, jogando com raça e muita vontade, levando os torcedores presentes ao delírio a cada gol marcado.
O Cruzeirinho Futebol Clube, da cidade de Açailândia, foi uma das equipes que mais se destacou na competição. De forma heroica, a equipe conseguiu chegar à final das duas categorias e por pouco não conquistou o título no sub-15. A equipe açailandense ainda eliminou o Marília, anfitrião e favorito na categoria. As equipes se enfrentaram nas semifinais. Depois de um empate em 0 a 0, o Cruzeirinho acabou vencendo por 10 a 9 em cobrança de pênaltis. O título do sub-15 ficou com equipe de Palmas, que venceu todos os jogos e manteve 100% de aproveitamento. O 1º BPM venceu o Cruzeirinho de virada por 3 a 2 com 1 gol de Damião e 2 gols de Chandle, conquistando o título da categoria.
Na categoria sub-17, o título ficou com o Marília, apesar do sufoco na semifinal contra o time de Estreito. Após empate em 0 a 0, o Azulão venceu por 4 a 3 e na decisão não deu chances para o Cruzeirinho, de Açailândia. Com gols de Alex, Antonio Junior, Amaral, Leonardo e Yan, o Marília venceu por 5 a 0 e conquistou o título.
A 4ª Copa Mina de Ouro teve a participação da equipe indígena Akrakaprekti (ladeira vermelha em português) e que foram uma das novidades da competição. Os jovens índios da reserva Gavião ainda conseguiram chegar às semifinais, conseguindo a classificação de forma heroica contra a seleção de João Lisboa, quando venceram por 2 a 1 de virada e 2 jogadores a menos. A equipe indígena já confirmou presença na próxima edição do torneio.

Mudanças

A diretoria do Marília decidiu fazer algumas mudanças para a próxima edição da Copa Mina de Ouro, que contará com a categoria mais charmosa do futebol para valorizar ainda mais os atletas da escolinha. A competição será disputada nas categorias sub-13 e sub-15 e não mais sub-15 e sub-17, como aconteceu este ano. A outra mudança é referente às datas. Em 2013, os feriados do mês de outubro cairão no meio da semana, o que inviabiliza a realização da Copa Mina de Ouro nesta época. Por esse motivo, a competição será realizada nos dias 15, 16 e 17 de novembro.

Sub 15
Campeão: 1º BPM (Palmas-TO)
Vice-campeão: Cruzeirinho Futebol Clube (Açailândia-MA)
Artilheiro: Thaynã (Marília) 5 gols
Goleiro menos vazado: Elias (Marília) 1 gol
Destaque da categoria: Eduardo (Cruzeirinho)
Sub 17
Campeão: Marília Futebol Clube
Vice-campeão: Cruzeirinho Futebol Clube (Açailandia)
Artilheiros: Antonio Junior (Marília) e Alan John (Cruzeirinho) 5 gols
Goleiro menos vazado: Marcos (Marília) 2 gols
Destaque da categoria: Leonardo (Marília)