Jaime Garcês: ouro no Sul-Americano

O final de semana foi de medalhas para o Maranhão no Jiu-Jítsu. No sábado (24) e domingo (25), aconteceu, na cidade de São José, Santa Catarina, o Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jítsu 2012, realizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu (CBJJ). Atletas maranhenses participaram da competição e saíram de lá com medalhas.
O atleta Jaime Garcês, 31, sagrou-se campeão da categoria peso médio faixa marrom, derrotando competidores de academias de renome nacional, como Rodrigo Stersi, da equipe Nova União, e Leandro Vieira de Freitas, da Gordo Jiu-Jítsu. “Abdiquei de muita coisa para estar aqui e ser campeão e hoje é meu dia”, comemorou o atleta, que não conteve a emoção. Jaime pratica o esporte desde 1992, mas, nos últimos anos, tem levado as competições mais a sério.
Neste ano, ele passou a competir pela equipe Gracie Barra, e o foco nos treinamentos trouxe frutos. Em 2012, Jaime foi segundo colocado no Brasileiro de Jiu-Jítsu Região Nordeste e terceiro, no Sul-Americano de Jiu-Jítsu, ambas organizadas pela Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu Esportivo (CBJJE). O título conquistado em Santa Catarina é o mais importante da carreira do atleta, por se tratar de uma competição organizada pela CBJJ, confederação que tem mais tradição em campeonatos internacionais.
Outro maranhense que conquistou uma medalha na competição foi Carlos Manoel Cutrim Santos, 23, bronze na concorrida categoria adulto peso pesado faixa roxa. Em 2012, Carlos Cutrim acumulou importantes títulos, como o de campeão brasileiro região Nordeste, campeão absoluto na Copa Piauí de Submission e terceiro colocado no Sul-Americano de Jiu-Jítsu da CBJJE.
Ambos os atletas são professores de Jiu-Jítsu na academia onde treinam, a Gracie Barra. Apesar de exercerem outras atividades, eles dividem seu tempo entre trabalho, aulas e treinamentos físicos e técnicos.