O Campeonato Brasileiro de Judô Região I, acontece nestes sábado (13) e domingo (14), no Ginásio Costa Rodrigues. O evento é apoiado pelas Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel), Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e Federação Maranhense de Judô (FMJ), e conta com a participação de aproximadamente 480 atletas de seis estados do Norte e Nordeste (Maranhão, Amapá, Piauí, Pará, Amazonas, Roraima).
Os atletas disputarão as categorias sub-13 (11 e 12 anos), sub-15 (13 e 14 anos), sub-18 (15 a 17 anos), sub-21 (18 a 20 anos) e Sênior (acima de 21 anos). O Campeonato Brasileiro de Judô Região I vai contar pontos para o ranking nacional e garantir vagas para o Campeonato Brasileiro, que acontece em junho, na Bahia. 
O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rogério Cafeteira, destacou o aporte financeiro prestado pelo Governo do Maranhão, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, aos atletas maranhenses, e pontuou sobre os expressivos resultados alcançados pelos competidores da modalidade nas últimas competições. 
"O Governo do Maranhão e a Sedel contribuem com mais essa oportunidade para desenvolver o esporte no nosso estado, sediando a competição. Neste final de semana a turma do Judô maranhense terá a oportunidade de integrar mais uma competição nacional  e garantir mais medalhas e pódios. Estamos trabalhando incansavelmente para expandir esse incentivo ao esporte para todos os municípios, gerando cada vez mais resultados positivos para a juventude do nosso Maranhão", declara Rogério Cafeteira.

Destaques
Na delegação maranhense um dos destaques e aposta de medalhas é o judoca Italo Mazzilli, primeiro lugar no ranking nacional sênior (-60kgs) e que em sua última competição garantiu o terceiro lugar no Panamericano Open Santiago, no Chile. "Estou ansioso para a competição, pois vamos defender nosso estado em casa e temos essa responsabilidade de representar bem o Maranhão, além de garantir pontos para o ranking nacional sênior. Espero uma competição forte e de grandes disputas entre os estados da região I", disse Mazzilli.
Outro destaque é a judoca Adryelly Santos (sub-21), com vasto currículo em competições estaduais, nacionais e internacionais e, em sua última disputa, garantiu medalha de prata no Brasileiro Interclubes/Meeting Nacional da Base, carimbando sua vaga na Seleção Brasileira de Judô.
Para o presidente da Federação Maranhense de Judô, Rodolfo Leite, os atletas que compõem a delegação maranhense terão grandes chances de conseguir resultados expressivos na competição, visto que o estado é celeiro de excelentes atletas, preparados para levar a bandeira do Maranhão para o nacional. "Não tenho dúvidas que o Maranhão irá brigar por medalhas em todas as categorias e pelo título de campeão na região. Dispomos de excelentes atletas e estamos muito satisfeitos pela oportunidade que nos foi dada em realizar mais uma vez o Campeonato em nosso estado", destacou Rodolfo.
Ainda de acordo com o presidente, a expectativa para o evento é a melhor possível, promovendo um campeonato em casa, com toda estrutura e apoio necessário aos atletas de todas as regiões. "Apesar de todo o trabalho que envolve a organização de um evento nacional, estamos muito satisfeitos pela oportunidade. Somos reconhecidos pelo excelente nível de organização que apresentamos em outras edições do campeonato e esperamos que este seja um grande sucesso como foram os anteriores", salientou.