A delegação do Maranhão participou, na noite dessa quinta-feira (5), da cerimônia de abertura oficial dos Jogos Escolares da Juventude 2013, etapa para jovens de 12 a 14 anos que ocorrerá até o próximo dia 15 na cidade de Natal (RN). O evento foi realizado no Ginásio Nélio Dias com a participação das 28 delegações que estão na disputa da maior competição estudantil do país este ano.
A cerimônia de abertura dos Jogos Escolares da Juventude 2013 contou com o desfile das delegações participantes no evento. Os atletas carregaram as bandeiras de seus respectivos Estados diante do bom público que compareceu ao ginásio. Na sequência, os 220 voluntários que contribuem para o sucesso do evento deste ano foram homenageados na entrada das bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Norte, de Natal, do Comitê Olímpico Brasileiro e dos Jogos Escolares da Juventude. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, estiveram presentes na cerimônia de abertura.
No entanto, o ponto alto da cerimônia, que foi conduzida pelo ex-jogador de vôlei Antônio Carlos Gouveia, o Carlão, ouro nos Jogos Olímpicos Barcelona 1992, foi o acendimento da pira olímpica. E a honra foi dada a uma jovem, mas vitoriosa atleta: a judoca Mayra Aguiar.
No Mundial de Judô, realizado no Rio de Janeiro, e nas Olimpíadas de Londres, Mayra Aguiar foi escolhida a acender a pira olímpica após o revezamento da tocha. Antes da judoca, outros atletas embaixadores dos Jogos Escolares da Juventude, realizaram o revezamento.
Com o término da solenidade de abertura, a cidade de Natal se torna, oficialmente, a capital do desporto escolar até o dia 15 de setembro. Até domingo (8), ocorrem as disputas das modalidades individuais, onde o Maranhão terá representantes nos seguintes esportes: atletismo, badminton, ciclismo, judô, natação, tênis de mesa e xadrez.
Logo em seguida, a partir da próxima terça-feira (10), começam as disputas das modalidades coletivas: basquete, futsal, handebol e vôlei. Em todos os esportes por equipes, o Maranhão terá representantes tanto no masculino quanto no feminino.
Jogos Escolares da Juventude
Organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), os Jogos Escolares da Juventude é o maior evento esportivo estudantil do país. Em 2013, a organização do evento anunciou a quebra do recorde do número de participantes: 6 mil no total. Além dos futuros talentos do esporte nacional, treinadores, oficiais, árbitros, embaixadores, voluntários, comitê organizador e comitê local, estarão envolvidos no evento que reunirá representantes de 26 Estados do Brasil, mais o Distrito Federal e uma delegação da cidade anfitriã.
Além das competições, os jovens atletas terão a sua disposição uma ampla gama de eventos paralelos às competições. O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos Valores Olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.
Comentários