Equipe do futsal masculino do Maranhão

Nada como estrear com um bom resultado nas Olimpíadas Escolares 2012 – categoria Infanto (de 15 a 17 anos). A garotada do Maranhão, representada pelo Colégio Upaon-Açu, iniciou sua caminhada nas disputas do futsal masculino com uma importante vitória sobre a equipe do Ejorb (AC) por 3 a 2, em jogo realizado no Ginásio Salesiano, em Cuiabá. Com o resultado, os maranhenses dividem a liderança do Grupo B ao lado do Colégio Amorim (SP), que venceu o Colégio Eduardo Marques (SE) por 3 a 1.
No duelo contra os acreanos, a equipe maranhense começou melhor. Criando boas oportunidades para abrir o placar nos minutos iniciais, o Maranhão não demorou muito para achar o caminho do gol. Após pressão maranhense, Gabriel mandou para o fundo das redes aos 7min30: 1 a 0.
O jogo parecia sob controle para os meninos do Colégio Upaon-Açu, mas, a 23 segundos do fim do primeiro tempo (19min37), a equipe acreana empatou com Lucas: 1 a 1.
No segundo tempo, os maranhenses começaram a pressionar os adversários e a perder inúmeras oportunidades até que Rodrigo, aos 29min11, e Muniz, aos 29min25, acertaram a pontaria: 3 a 1 para o Maranhão.
O que parecia uma vitória tranquila, ficou complicada quando Fábio descontou para os acreanos aos 30min29 alimentando uma reação. Porém, os maranhenses souberam se defender muito bem. Com grande defesas, o goleiro Matheus Estrela fechou o gol e segurou a primeira vitória do Maranhão no futsal masculino nas Olimpíadas Escolares 2012: 3 a 2.

Outros resultados
Se no futsal o Maranhão estreou com vitória, o vôlei maranhense não teve a mesma sorte. Na primeira rodada do vôlei feminino, as imperatrizenses do Colégio Rui Barbosa estiveram bem perto de comemorarem um resultado espetacular diante do Colégio Christus (CE). Após perderem o primeiro set por 25 a 17, as maranhenses reagiram no set seguinte e fecharam a parcial em 25 a 22 e levaram a partida para o tie-break.
No set de desempate, o Maranhão chegou a abrir 14 a 11, ficando a um ponto de vencer o jogo. No entanto, as maranhenses não conseguiram marcar o último ponto e viram as rivais pontuarem cinco vezes seguidas para fecharem a partida em 16 a 11: 2 sets a 1 para as cearenses.
Já no vôlei masculino, o Maranhão não esteve em um dos seus melhores dias. Diante do Colégio Campos Salles (SP), os maranhenses do Colégio Upaon-Açu foram facilmente derrotados por 2 sets a 0, com parciais de 25 a 9 e 25 a 13.