Com o apoio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), a delegação maranhense que irá participar das Paralimpíadas Escolares 2013 embarcou na madrugada dessa segunda-feira (25) para a cidade de São Paulo. Na capital paulista, os atletas locais participam das disputas de quatro modalidades, a partir dessa terça-feira (26): atletismo, futebol de 5, natação e tênis de mesa.
A expectativa neste ano é que o Maranhão consiga conquistar bons resultados em São Paulo. Vale destacar que, nos anos anteriores, os atletas maranhenses sempre tiveram conquistas na competição nacional, principalmente nas provas de atletismo e no futebol de 5.
“Esperamos repetir nossos desempenhos em anos anteriores. Acreditamos nos nossos atletas, que sempre se esforçam para fazer o melhor, pois são todos vencedores”, disse José Henrique Azevedo, chefe da delegação dos Maranhão nas Paralimpíadas Escolares.
Considerada a maior competição paralímpica escolar do mundo, as Paralimpíadas Escolares reúnem durante os quatro dias de disputa cerca de 1.300 atletas, de 12 a 20 anos, de todos os estados do país, mais o Distrito Federal.
Neste ano, pela primeira vez, haverá a participação de atletas estrangeiros no evento. Vinte e dois esportistas do Reino Unido vão competir nas modalidades bocha, futebol de 7, goalball e natação.
As Paralimpíadas Escolares ainda terão a visita do garoto inglês Rio Woolf, 5 anos. Ele teve a perna direita amputada e ficou famoso em julho deste ano, durante o Mundial de Atletismo, em Lyon, ao aparecer em fotos nas redes sociais declarando toda sua admiração pelo brasileiro Alan Fonteles.
A competição encerra o calendário anual de eventos nacionais do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). As Paralimpíadas Escolares são realizadas em parceria com o governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e com a prefeitura da capital paulista.
Publicado em Esporte na Edição Nº 14865
Comentários