No mês de novembro de 2015, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enviou um ofício a todas as federações estaduais de futebol e mais o Distrito Federal, que os mesmos clubes que disputaram o Brasileiro série D em 2016, disputarão a competição em 2017.
No Maranhão, como Sampaio e agora o Moto, estão em séries superiores (B e C), logicamente estão fora da série D. Neste caso, o Maranhão, que foi o terceiro colocado, entra no lugar do Sampai, enquanto que o Cordino, que ficou em quarto lugar, ocupa a vaga do Moto. Vale ressaltar que a base é 2016.
Moto e Sampaio vão disputar a Copa do Nordeste e Copa do Brasil em 2017, por serem o campeão e o vice do estadual de 2016. Vai repetir os mesmos representantes de 2016, na Copa do Nordeste e Copa do Brasil de 2017.
O Imperatriz, que ficou na sexta colocação na classificação geral, com 12 pontos, atrás do São José, que ficou com 13, e Cordino com 17 pontos, na classificação geral.
Mas o Campeonato Maranhense de 2017 vai servir de seletivo, para o Campeonato Brasileiro Série D, Copa do Brasil e Copa do Nordeste, de 2018.
A Federação Maranhense de Futebol (FMF) tinha instituído que o campeão e o vice do mesmo ano é que seriam os representantes do Maranhão nessas competições a nível nacional. Só que os ajustes que foram feitos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) obrigaram a Federação Maranhense de Futebol (CBF) voltar atrás. O campeão e vice do certame estadual maranhense do ano anterior, disputarão as competições no ano seguinte.
O presidente da FMF, Antonio Américo, já havia chamado a atenção, a respeito do ofício da CBF, a todas as federações. O vice-presidente Antonio Pereira Borges já tinha conversado com a reportagem de O PROGRESSO sobre o caso. É uma determinação da CBF para que fossem feitos os ajustes na série D, principalmente depois do aumento dos participantes, a partir desse ano. No Maranhão, apenas o campeão seguia em frente. Agora também o vice-campeão.
Publicado em Esporte na Edição Nº 15702
Comentários