A partir da próxima terça-feira (25), a cidade de Campo Grande (MS) sediará a edição de 2012 do Campeonato Brasileiro de Basquete Masculino Sub-15 (2ª Divisão). A competição reunirá oito seleções, incluindo a do Maranhão. Em jogo, três vagas para a 1ª Divisão no próximo ano.
Sob o comando do técnico Hermílio Nina, o Maranhão, que está no Grupo B, estreia na competição nacional diante do Ceará. Além destas duas equipes, a chave também tem as presenças de Alagoas e Rondônia.
A Seleção Maranhense levará para Campo Grande doze atletas, que foram selecionados após a realização do Campeonato Maranhense Sub-15, realizado em junho. Do grupo convocado para o Campeonato Brasileiro de Basquete Masculino Sub-15 (2ª Divisão), a maioria dos atletas atua pelos colégios do Reino Infantil e Literato: as duas escolas possuem, cada uma, três jogadores.
O restante da equipe é formado por atletas do Dom Quixote (2), do Batista, do Crescimento, do Paralelo e do Upaon-Açu. De acordo com o técnico Nina, o grupo maranhense, que iniciou os treinamentos para o torneio nacional em julho, é forte e está pronto para lutar por um lugar na elite do basquete sub-15. Para ele, a experiência de alguns jogadores será fundamental para o sucesso do Maranhão.
“O nosso objetivo é classificar para a 1ª Divisão. Nossa chave não é muito difícil. Além disso, alguns dos nossos atletas têm bagagem nacional. A experiência deles é importante demais. Nós temos mais rodagem. Isso é uma vantagem da nossa equipe”, explicou o treinador.
Dos doze atletas que o Maranhão levará para o torneio em Campo Grande, cinco estiveram na equipe Sub-15 que foi campeã da 3ª Divisão Campeonato Brasileiro de Basquete do ano passado. Além disso, o ala/armador Gabriel Milhomens e o ala Alderico Junior participaram da campanha da Seleção Maranhense Sub-17, vice-campeã brasileira este ano.
Seleção maranhense
Pivôs: Silvano Araújo (Reino Infantil), Mathias Vasconcelos (Batista), Carlos Silva (Paralelo) e Guilherme Godinho (Literato)
Ala/armador: Gabriel Milhomens (Crescimento)
Armadores: Sérgio Almeida (Reino Infantil), Railson Rodrigues (Dom Quixote) e Matheus Barroso (Upaon-Açu)
Alas: Alderico Junior (Literato), Kenard Neto (Reino Infantil) e Ronaldo Mendes (Literato)
Ala/Pivô: Iury Moreira (Dom Quixote)
Comissão técnica: Hermílio Nina (técnico), Alesson Belo (assistente técnico) e Paulo Ribeiro (preparador físico)
Comentários