Time do MAC campeão maranhense de futsal

Uma exibição de gala. O Maranhão Atlético foi até a cidade de Balsas, na noite dessa quinta-feira (29), em busca do título do Campeonato Estadual Adulto de Futsal, competição promovida pela Federação de Futsal do Maranhão (Fefusma). A equipe da capital poderia até perder por dois gols de diferença que sairia do Ginásio Francisco Coelho com o troféu de campeão. Mas os comandados de Ricardo Galvão fizeram melhor. Conquistaram o título com mais uma vitória incontestável sobre o S.E. Balsas por 6 a 3 e, de quebra, serão os representantes do Estado na Taça Brasil de Clubes de 2012.
Mas para soltar o grito de campeão, o Maranhão Atlético sofreu um pouco, principalmente no início da partida. Empurrado pela torcida que lotou as dependências do ginásio, o S.E. Balsas começou pressionando muito. Balsas, que precisava vencer por três gols de diferença o jogo de volta após ter perdido por 6 a 3 em São Luís, chegou a abrir o marcador na etapa inicial. No entanto, o MAC chegou ao empate ainda no primeiro período: 1 a 1.
A partida era bem movimentada e as duas equipes buscavam mais gols. Tanto que o primeiro período terminou com 2 a 2 no placar. Com o resultado, o S.E. Balsas precisaria fazer três gols na etapa final. E logo no início do segundo período os donos da casa fizeram 3 a 2.
A torcida se animou com o terceiro gol, mas o Maranhão Atlético estava bem em quadra e não demorou muito para os maqueanos deixarem tudo igual: 3 a 3. O empate obrigou o S.E. Balsas a buscar mais gols para o tricampeonato e sair para o jogo. O MAC se aproveitou para confirmar a conquista do título com quatro gols, fechando o jogo em 6 a 3.
Além de premiar os novos campeões estaduais, a Federação de Futsal do Maranhão elegeu os melhores atletas da competição de 2011. Apesar do vice-campeonato, o S.E. Balsas levou dois prêmios individuais. Fernando foi eleito o melhor jogador do torneio, enquanto Taygon foi o melhor goleiro. Já o artilheiro do Estadual Adulto foi Pimenta, jogador do Maranhão Atlético, que balançou as redes nove vezes.
A conquista do Maranhão Atlético tem um sabor ainda maior. Além de garantir o direito de disputar a Taça Brasil de Clubes em 2012, o MAC desbancou o atual bicampeão do torneio de forma arrasadora, com duas vitórias categóricas, e levantou a taça de forma invicta. Dos oito jogos realizados, o MAC venceu cinco e empatou outros três.

Primeira fase

Internacional 0 x 1 Maranhão*
Maranhão 12 x 1 Estrelinha Bom de Bola
Maranhão 2 x 2 Internacional
Estrelinha Bom de Bola 2 x 2Maranhão

Semifinal

MEC/Açailândia 4 x 4 Maranhão
Maranhão 4 x 1 MEC/Açailândia

Final

Maranhão 6 x 3 S.E. Balsas
S.E. Balsas 3 x 6 Maranhão