Botafogo, campeão de 2011, abre a competição contra o Tiradentes

Agora é definitivo. Em um consenso entre a Liga Imperatrizense de Futebol (LIF) e os representantes de clubes, foi decidido que o Campeonato Amador da Primeira Divisão iniciará dia 30 de agosto.
A princípio, a competição iniciaria dia 18 de agosto, conforme o calendário anunciado pela LIF no fim do ano passado.
Na reunião ocorrida na terça-feira (31), a última antes do início da competição, os clubes preferiram alterar a data para terem mais tempo para organizar os seus times, principalmente na questão burocrática.

Modificada
Em relação ao ano passado, houve modificações na fórmula de disputa do Campeonato Amador de 2012. Prevaleceu a formação de dois grupos com seis equipes cada um. Entretanto, ao contrário do que ocorreu no ano passado, quando as equipes jogaram entre si dentro dos respectivos grupos, este ano, na primeira fase, os confrontos serão de equipes do grupo A contra as do grupo B. A outra modificação é que as quatro equipes de cada grupo que se classificarem para a segunda fase vão se confrontar com elas próprias. A 1ª colocada do grupo A joga contra o 4º, o 2º contra o 3º. Assim também acontecerá no grupo B, em jogos de ida e volta. As quatro vencedoras disputam a semifinal, também em jogos de ida e volta. A final será em apenas uma partida.
Uma terceira mudança foi que os quatro últimos (dois de cada grupo) não participarão mais de uma repescagem para saber quais os dois que descerão. Os dois últimos pelo índice técnico durante toda a primeira fase descerão para a segunda divisão automaticamente.

Formação dos grupos
Tendo como cabeças de chaves as equipes do Botafogo (campeão de 2012) e Tiradentes (vice-campeão), os grupos, conhecidos através de sorteio, ficaram assim compostos:
Grupo A: Botafogo, JV Lideral, Riengo, Flamengo, DNER e Ferrari.
Grupo B: Tiradentes, Santa Cruz, Baresi, Bangu, Juventude e Ouro Verde.
A abertura oficial, dia 30 de agosto, será com o jogo entre Botafogo e Tiradentes, às 20 horas, no Estádio Municipal Frei Epifânio.