Na manhã desse domingo (9), no Estádio Municipal Frei Epifânio, o JV Lideral manteve sua hegemonia no futebol de base do Sul do Maranhão. O Tricolor do Camaçari conquistou mais um título na temporada, desta vez em dose dupla nas categorias sub-15 e sub-17. Foi uma conquista inédita após derrotar a equipe do Imperatriz e sagrar-se campeão da I Copa de Futebol de Base da Região Tocantina, que foi organizada pela FMF (Federação Maranhense de Futebol), através da LIF (Liga Imperatrizense de Futebol), competição esta que veio para ficar no calendário das equipes de base da Região Sul, como afirmou o presidente da entidade, Esmeraldo Júnior.
Em duas finais de muita rivalidade entre as duas equipes, JV Lideral e Imperatriz iniciaram as disputas pela categoria sub-15, num jogo em que o Tricolor do Camaçari iniciou melhor e logo abriu o marcador através do meia Rafinha e não demorou muito a ampliar o placar com o atacante Marcelo Ribeiro, que foi o artilheiro da competição com 5 gols marcados. Na segunda etapa, o Imperatriz saiu em busca do empate e equilibrou a partida. Aos 24 minutos, marcou seu primeiro gol, só que já era tarde demais e o placar ficou mesmo em 2 a 1 para o JV Lideral, que foi campeão invicto com 4 jogos e 4 vitórias, marcando 13 gols, sofrendo apenas 2 e obtendo o saldo positivo de 11 gols.
Além do prêmio de artilheiro, o Trator teve também o goleiro menos vazado da competição, Mateus Yure.
Já na final do Sub-17 uma partida mais equilibrada e de jogadas mais fortes, além de ter dois treinadores acostumados com decisões e recordistas em títulos no futebol de base de Imperatriz. O JV Lideral levou certa vantagem por já ter boa parte de seu elenco fazendo parte da equipe Sub-18. Debaixo de forte calor, procurou tocar a bola e tomar as iniciativas do jogo, mas errava muitos passes, até que, depois de uma jogada pelo lado esquerdo, o lateral Gustavo invadiu a área e bateu cruzado marcando o primeiro gol do Tricolor e encerrando assim a primeira etapa.
Equipe Sub-17 do Tricolor
No segundo tempo, o Imperatriz buscou o empate e o Trator do Camaçari procurou manter o ritmo e voltou um pouco mais determinado. O meia Tiaguinho deu uma nova dinâmica ao meio de campo tricolor e cadenciou aquele setor. Depois de uma bela jogada do meia, o JV Lideral marcou seu segundo gol através do atacante Lourency, que recebeu passe de Tiaguinho, invadiu a área e tocou na saída do goleiro do Cavalo, decretando o placar final em 2 a 0 para o Trator do Camaçari, que sacramentou assim a manhã vitoriosa para o clube.
O atacante também foi o artilheiro da categoria, com 8 gols marcados. O goleiro menos vazado foi Mateus, também do JV, que disputou nesta categoria 4 jogos, com 4 vitórias, marcando 22 gols e sofrendo apenas 1 gol, obtendo o saldo positivo de 21 gols e conquistando de forma invicta a competição.
O presidente da LIF, Esmeraldo Júnior, agradeceu pela presença do vice-presidente da FMF, Valter Lira, que prestigiou as finais e confirmou apoio para a segunda edição da Copa da Região Tocantina em 2013.
Publicado em Esporte na Edição Nº 14501
JV Lideral vence a I Copa de Divisões de Base da Região Tocantina
O Imperatriz, mesmo tendo iniciado há pouco tempo maior investimento nas divisões de base, ficou com o vice
Comentários