Após um período de dois anos de licença do futebol profissional, o Tricolor do Camaçari resolveu começar tudo de novo e, mais uma vez, percorrer o difícil caminho da segunda divisão.
Em 2008, quando conquistou o vice-campeonato da segunda divisão, o JV Lideral adquiriu também o direito de disputar no ano seguinte a primeira divisão do maranhense. O que ninguém poderia imaginar é que o caçula da competição fosse superar as dificuldades, os grandes da capital e mais tarde se tornar, de forma brilhante e inédita, o campeão maranhense de 2009.
O título rendeu ao Tricolor do Camaçari o direito de disputar a Copa do Brasil e o Brasileiro da Série D em 2010, além de se tornar o mais novo clube a surgir para o cenário do futebol nacional.
Após as duas competições, o JV ainda disputou a Copa União e ficou bem próximo do título. Dias depois, a diretoria do clube tricolor, decepcionada com os desmandos e como era conduzido o futebol do estado pela diretoria da FMF da época, pediu licença por um período de dois anos de suas atividades profissionais.
Agora, com um time completamente renovado e com uma base que já vem trabalhando há pouco mais de um ano, sob o comando do técnico Ismael Reis, o mesmo que iniciou todo o trabalho há 4 anos, está pronto para voltar para a primeirona.
Repatriado pela nova diretoria do “Trator” do Camaçari, Ismael Reis, há exatos quatro meses vem preparando um grupo de garotos que ele garante estar preparado para o desafio.
Após vários amistosos e rotinas incessantes de treinos e avaliações com dezenas de jogadores, finalmente o treinador definiu um plantel que para ele é o ideal para alcançar o objetivo principal.
Dos seis jogos que irá realizar na competição, o JV fará três seguidos em casa, com grandes possibilidades de matematicamente ficar bem próximo do acesso à elite do futebol maranhense.
O adversário de hoje do JV Lideral é o Americano, que também já esteve na elite do futebol maranhense e reinicia o caminho para o retorno à primeira divisão.
Com um time formado em suas divisões de base, tal qual o JV Lideral, o Americano quer também trilhar bem o caminho de volta à elite do futebol do Maranhão e está bem preparado pelo seu treinador, o Joãozinho Neres, que marcou época no Sampaio Corrêa.
O outro jogo de hoje pelo Campeonato Maranhense da Segunda Divisão será no estádio Cazuza Ribeiro, em Balsas, entre Balsas e Expressinho.

JV Lideral x Americano
Local: Walter Lira – Camaçari
Horário: 15h45
Árbitro: Ranilton Oliveira de Sousa
A1: Sandro Nascimento Medeiros
A2: José Ribamar da Silva
A4: Paulo dos Santos Costa

JV Lideral
Wellington; Carlinhos, André, Wanderson e Arthur; Vagno Pereira, Wanderley, Kaique e Fausto;
Peterson e Júnior Bambam.
Técnico: Ismael Reis

Americano
Emerson; BK, Jarbas, Anderson e Leozinho; Dirley, Daniel, Da Silva e Adriano; Emerson Rezzo e Wander.
Técnico: Joãozinhho Neres