Muito embora o time tenha surgido oficialmente para o futebol no dia 30 de abril de 2002, a história do clube tricolor começou, na verdade, em 24 de março do mesmo ano.
Por razão do time de master ter condições de conquistar mais um título neste sábado, a diretoria do JV Lideral irá reunir amigos, parceiros e jogadores para a celebração de uma grande festa em comemoração aos 10 anos de fundação do clube, que em tão pouco tempo construiu uma história invejável de glórias e conquistas.
Estarão presentes craques do passado, como Paulinho Damasceno, Fran Cardoso, Betinho Maracanã, Pelé, Paulinho, Junior e o fiel escudeiro Brasil, que se identificam muito com o clube e também contribuíram para o nascimento do campeão.
De 2002, ano em que foi registrado, de acordo com a diretoria, até os anos atuais, o time coleciona vários títulos em todas as categorias, sendo os mais importantes deles os de vice-campeão maranhense em 2008, quando conseguiu o acesso à elite do futebol maranhense, e o de campeão da primeira divisão do estado de forma inédita.
O título de campeão maranhense de 2009, conquistado na raça e com união, fez com que o time do interior do estado, por assim dizer, e então desconhecido JV Lideral conseguisse voos mais altos.
O Tricolor do Camaçari surgiu como um relâmpago para o cenário do futebol e o então desconhecido JV se tornou conhecido em todo o país, virando o centro das atenções.
Com a conquista do título de campeão maranhense, o time disputou em 2010 a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série D. Não se classificou para as fases seguintes, mas fez bonito nas duas competições.
Depois de surgir para o mundo do futebol, o JV Lideral se tornou também um grande revelador de jogadores talentosos, como o Romarinho, por exemplo, artilheiro do time na conquista do Campeonato Maranhense de 2009 e que atualmente está no futebol da Suécia, entre tantos outros, que também se consagraram no Tricolor e hoje estão emprestados servindo a vários clubes do futebol do país.
Nas categorias de base, o time conquistou quase todos os títulos que disputou em 2011. Somente ficou fora do currículo o amador da primeira divisão de Imperatriz.
Ainda na categoria de base, o JV disputou uma importante competição nacional, a Copa 2 de Julho, na Bahia.
A sala de troféus do clube das três cores - vermelho, amarelo e branco - é a prova das inúmeras conquistas de uma equipe administrada com organização, planejamento, união e paixão. Nela estão as lembranças de cada vitória, de cada conquista de alegrias e lágrimas.
Diante dessa trajetória, em que o time completa uma década de vida e se tornou uma paixão de muitos torcedores, a diretoria irá abraçá-lo com uma festa neste sábado, na sede do clube. Hoje, será o dia que mais uma vez jogadores, convidados, amigos e torcedores se reunirão ao lado do pequeno que se tornou grande.
Para o ex-presidente do clube, o empresário Walter Lira, atual vice-presidente da Federação Maranhense de Futebol, o JV Lideral não é apenas um clube, mas, sim, uma grande família, que se formou ao longo desses dez anos. “É com sentimento de orgulho e de muita alegria que irei participar da festa que está sendo organizada pela diretoria. O JV é um time grande e merece”, enfatizou.
Para o atual presidente, Reginaldo (Nega Maluca), o Tricolor do Camaçari é um clube que vem crescendo a cada dia de forma positiva, que conquistou o respeito de todos e que hoje conta com mais de cem garotos nas suas categorias de base.
Publicado em Esporte na Edição Nº 14361
Comentários