Juventude só precisa do empate para chegar à elite do futebol maranhense pela primeira vez

O Juventude venceu por 2 a 1 o Atlético Babaçu, na tarde de sábado passado, no Estádio Correão, em Bacabal, na primeira partida da final do Campeonato Maranhense da 2ª Divisão.  Com esse resultado, o Juventude tem a vantagem do empate na segunda partida, marcada para sábado (5), às 15h30, no Pinheirão, em São Mateus, para conquistar o título e a vaga na elite do futebol maranhense e disputar a Copa FMF, em novembro de 2019, que vale vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2020.
O Juventude era da cidade de Caxias e em 2018 resolveu mudar a sua sede para São Mateus, onde encontrou guarida com condições de montar um bom time. No ano passado, chegou a disputar a semifinal mas não conseguiu chegar à final, que foi disputada por Chapadinha e Pinheiro e o PAC conquistou o título, disputou o estadual desse ano e permaneceu na elite maranhense.
Para chegar ao título o Atlético Babaçu vai ter de vencer por uma diferença de dois gols. Se o placar for com diferença de apenas um gol para o Atlético, a decisão será em cobranças de penalidades máximas. O Juventude chega ao título com apenas um empate.
O Clube Atlético Babaçu (CAB) está representando a cidade de Bacabal na competição, que teve também o Bacabal Esporte Clube na disputa. Entretanto, o Leão do Mearim foi eliminado ainda na primeira fase. O Bacabal Esporte Clube estava sem atividades havia um longo tempo, voltou em 2016, disputou a elite em 2017 e voltou a ser rebaixado. Nos últimos dois anos, disputou a Série B sem êxito. O BEC tem um título maranhense, conquistado em 1996.