O judô, que quer dizer caminho suave ou caminho da suavidade, é um desporto praticado como arte marcial, fundado por Jigoro Kano em 1882. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.
Falando da origem do judô, estamos iniciando hoje uma série de reportagens sobre os atletas que foram indicados para os melhores de 2011, através do “Troféu Mirante”, que será entregue dia 19 em São Luís.
Para iniciar essa série de reportagens, o primeiro imperatrizense a ser citado é o judoca Ítalo Mazilli, que tem um currículo invejável: hexacampeão dos Jogos Escolares Imperatrizenses, tricampeão dos Jogos Escolares Maranhenses, campeão dos Jogos Escolares Brasileiros Estudantis em João Pessoa, com vitória sobre o ex-campeão sul-americano, campeão dos Jogos Escolares Sul-Americanos, disputados no início de dezembro em Bogotá (Colômbia). Além de tudo isso, Ítalo Mazilli foi terceiro colocado no Campeonato Brasileiro Regional (MA, PI, CE, PA, AP) e a mesma colocação no Campeonato Brasileiro disputado em Aracaju (SE).
Ítallo Mazilli Cabral Carvalho, aluno do Colégio Dom Bosco, com 13 anos, é de tradicional família de judocas em Imperatriz, pois é filho de Raniere Mazilli, um dos principais judocas de todos os tempos em Imperatriz.
Para conquistar a medalha de ouro nos Jogos Escolares Maranhenses, Ítalo Mazilli, na categoria superligeiro até 36 quilos, participou de três lutas. Venceu na primeira o colombiano Rodrigo Ramirez Diaz; em seguida, ganhou do venezuelano Carlos Jacinto de Oliveira Gonzales e, por último, o peruano Raymfrans Atila Rossel Benavette.
Ítalo Mazilli estudou a 8ª Série no ano passado e agora vai cursar o primeiro ano do ensino médio.
Amanhã, o personagem será o piloto de kart, campeão da Copa do Brasil, etapa disputada em Imperatriz, Marcos Lucena.
Publicado em Esporte na Edição Nº 14293
Comentários