Jogadores do Imperatriz passarão por exames fisiológicos e genéticos

Universidade Federal do Maranhão (UFMA), visando o desenvolvimento do futebol no Estado, realizará exames de acompanhamento e avaliação fisiológica e genética dos atletas do time do Imperatriz. A ação será nos dias 1º e 2 de julho. A ação e desenvolvida em parceria com a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (Sedel)
Os procedimentos realizados serão semelhantes à avaliação feita com os atletas do Sampaio Corrêa, em São Luís, no mês de maio. Além dos exames de acompanhamento dos atletas, serão disponibilizados para o Imperatriz alguns equipamentos, como fotocélula, termografia, reflotron, plicômetro e dinamômetro, além da orientação de profissionais das áreas de Educação Física, Biologia e Farmácia.
“Essa bateria de exames que faremos com os atletas do Imperatriz visa à participação do clube na série D. Estamos levando para lá exames mais minuciosos do que os que foram realizados com o Sampaio e o time terá bons equipamentos e profissionais à disposição”, explica o secretário adjunto da Sedel, Leonardo Cordeiro.
De acordo com o secretário, até o fim da temporada, outros dois momentos de avaliação serão feitos com os jogadores. Os exames serão dirigidos por equipe de profissionais da UFMA, que desenvolvem projeto de pesquisa na área.
Os atletas do Imperatriz serão submetidos a exames de coleta de sangue e saliva, composição corporal, termografia, método que revela a temperatura dos músculos do atleta por meio de fotos, e dinamometria, além de teste de velocidade e capacidade aeróbica.
Fazem parte da equipe o ex-fisiologista da Seleção Brasileira de Futebol e coordenador-geral do projeto, doutor Emerson Silami, e o professor e coordenador técnico do projeto, Mário Sevílio.
“Procedimentos como esses já são rotina em grandes clubes e por meio de parcerias pretendemos aproximar os clubes maranhenses dos grandes times das regiões Sul e Sudeste do Brasil, além de fomentar a pesquisa e o desenvolvimento do esporte no Maranhão”, destaca Emerson Silami.
Na terça-feira (30), será realizada reunião preparatória com abordagem feita pelo professor Emerson Silmai sobre o tema “Ciência e futebol – três décadas de evolução do Brasil”, a partir das 16h, na UFMA de Imperatriz.
Na quarta-feira (1º), serão feitos os exames de coleta, composição corporal, termografia e dinamometria, a partir das 8h. E, na quinta-feira (2), serão feitos os testes de velocidade e capacidade aeróbica, no Estádio Frei Epifânio, a partir das 8h.