As disputas na modalidade ciclismo, pela categoria infantil (12 a 14 anos), da 43ª edição da etapa estadual dos Jogos Escolares Maranhenses 2015 (JEMs), chegaram ao fim, consolidando o domínio das escolas do interior do Estado neste esporte.
Realizadas no Kartódromo João Sallen (Complexo Canhoteiro), todas as seis provas de ciclismo desta edição dos JEMs foram vencidas por atletas do interior, com destaque para o município de João Lisboa, que foi impecável na disputa masculina.
A escola Nicolau Dino, da cidade de João Lisboa, simplesmente conquistou o título do naipe masculino de forma espetacular. Contando com uma atuação incrível do ciclista Vijhenison Nascimento, vencedor de todas as medalhas de ouro das três provas que disputou (Contra-relógio, Circuito e Por pontos), a escola de João Lisboa garantiu o título geral no somatório final. Além disso, Vijhenison Nascimento foi eleito atleta-destaque dos JEMs 2015.
Em uma disputa acirrada, o segundo lugar do contra-relógio ficou como o atleta Nadson da Silva também da escola Nicolau Dino. Já nas provas do circuito e por pontos, quem levou a prata para casa foi o ciclista Evandro de Araujo Neto, da escola Urbano de Sousa Martins, de Timon.
Na terceira colocação do contra-relógio e do circuito ficou com Daniel dos Santos, da escola Benedito Leite, do município de Rosário. O vencedor do bronze da prova por pontos foi Nadson da Silva, outra revelação da escola Nicolau Dino.
“Não é a primeira vez que participo da competição. Mas é a primeira vez que volto pra casa com tanta medalha de ouro. Estou orgulhoso de mim mesmo pelos resultados aqui obtidos. Fico contente em representar o Maranhão lá fora e prometo não fazer feio”, disse Vijhenison, ciclista que mais bem pontuou nos JEMs 2015.
Ciclismo Feminino
Na disputa feminina, muito equilíbrio entre as participantes. Quem conquistou o tão sonhado pódio desta vez foi o colégio Batista de Codó. As medalhas de prata e bronze continuaram com as meninas do Nicolau Dino.
Apesar do equilíbrio, o destaque da competição foi a atleta Erika Lima, do colégio Batista de Codó. Com uma medalha de ouro na prova contra-relógio, circuito e por pontos, a jovem codoense foi escolhida a atleta-destaque dos JEMs 2015.
De acordo com a ciclista Erika Lima, as medalhas são mais uma vitória em sua inicial vida de ciclista. “Nunca sonhei com tanto ouro. É só o início das vitórias que conquistarei em minha vida de ciclista. Agora é treinar mais para trazer importantes medalhas para o Estado”, explicou, após saber que estava entre as melhores da disputa.
No entanto, o desempenho de Bruna Gomes, do Nicolau Dino, também foi notável nas provas pelo feminino. Bruna conquistou a prata no Contra-relógio e duas medalhas de bronze no circuito e na prova por pontos. O segundo lugar na prova por pontos ficou com Helen da Silva, também do Nicolau Dino. A ciclista garantiu também o terceiro lugar no contra-relógio.
Na classificação geral das escolas, em primeiro lugar foi para a escola Nicolau Dino, que garantiu 3 medalhas de ouro, 4 de pratas e 4 de bonze, totalizando 11 conquistas no ciclismo. O segundo lugar ficou com o Batista de Codó, com 3 medalhas de ouro.
Com bons resultados em pista, os ciclistas Vijhenison Nascimento (Nicolau Dino), Evandro de Araujo Neto (Urbano de Sousa Martins), Erika Lima (Batista de Codó) e Bruna Gomes (Nicolau Dino) serão os representantes do Estado do Maranhão nos Jogos Escolares da Juventude 2015 (JEJ), que acontecerão de 12 a 21 de novembro, em Londrina-PR.
Comentários