Goleiro Jean estava com o contrato vencido e ficou no banco contra o Cavalo de Ao

A presença do goleiro Jean no banco de reservas no empate do Sampaio por 1 a 1 com o Imperatriz, no último domingo, poderá render a perda de quatro pontos na classificação geral do Campeonato Maranhense, além da possibilidade de multa e até exclusão do Estadual. Isso porque o antigo titular foi relacionado sem contrato vigente com o Tricolor.
A irregularidade sobre a situação de Jean só foi descoberta por causa do jogo de quarta-feira, quando o Sampaio venceu o Sport por 2 a 1 na Copa do Nordeste. Quando o nome do goleiro foi inserido para preenchimento da súmula digital, o sistema da CBF acusou a falta de contrato vigente. Esse foi o motivo da entrada de Wanderson como titular e porque o time maranhense ficou sem goleiro reserva.
O contrato com que Jean jogava foi assinado no dia 28 de março de 2012 e no dia 30 de março foi registrado. No dia 17 de março de 2017 chegou ao fim. O problema é que no jogo contra o Imperatriz, no dia 19, Jean foi relacionado no banco de reservas, o que poderá causar complicações para o Tricolor de acordo com o artigo 214 do CBJD.
Dessa forma, o Sampaio poderá perder quatro pontos, um do empate contra o Imperatriz e outros três das sanções previstas pelo CBJD, além de correr risco de multa de R$ 100 a R$ 100 mil e até exclusão do Campeonato Maranhense.
No regulamento do Campeonato Maranhense, segundo o artigo 22 somente atletas com os contratos registrados no BID podem ser relacionados.
“Somente poderão participar do campeonato os atletas profissionais que tenham seus contratos registrados no Departamento de Registro e Transferência (DRT) da Federação Maranhense de Futebol (FMF), cujos nomes constem do Boletim Informativo Diário Eletrônico (BID-e) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicado pela DRT.Futebol”.
Na classificação geral do Campeonato Maranhense, o Sampaio tem apenas seis pontos no momento. Caso seja punido pelo TJD-MA, ficará com apenas dois pontos, somando apenas um ponto a mais que o Americano-MA, atual lanterna do Estadual.
Segundo o presidente da Federação Maranhense, assim que o caso se tornar público, a entidade encaminha a denúncia para o TJD-MA.
“Assim que chega ao nosso conhecimento encaminhamos a denúncia”, explicou Antônio Américo.
A reportagem procurou o presidente do Sampaio, Sérgio Frota, mas não foi atendida. Em contato com a assessoria de imprensa, disse desconhecer o assunto e que, após posição oficial da diretoria, encaminhará uma nota sobre o caso.

Histórico
Em 2015, durante a Copa do Nordeste, o Sampaio também foi punido com a perda de seis pontos por causa da escalação irregular do volante Curuca. O jogador foi escalado com a pendência de dois jogos de suspensão determinados pelo STJD em 2014. Na ocasião, o Tricolor também venceu o Sport em São Luís.