O Maranhão conquistou três medalhas na edição deste ano do Campeonato Brasileiro de Judô Sub-18, competição realizada no fim de semana no Ginásio Castelinho, em São Luís. Lutando em casa, os maranhenses foram valentes e fizeram bons combates. O melhor desempenho da equipe local veio com Ítalo Mazzili, da Associação Mazzili de Judô, de Imperatriz, na categoria Super Ligeiro (50kg), que garantiu a única medalha de prata para o Maranhão. As outras duas medalhas maranhenses foram de bronze.
Ítalo Mazzili caiu em uma boa chave e era um dos favoritos na briga pelas medalhas na categoria. E logo em sua primeira luta na competição, diante do baiano Roberto Santos, o imperatrizense não demorou para vencer e avançar na chave.
Na fase seguinte, nova vitória. Desta vez, Mazzili superou o paraibano Ayrton Pinheiro e se garantiu na semifinal, onde teria pela frente o forte atleta do Rio de Janeiro, Alan Gonçalves. Apesar das dificuldades do combate com o carioca, o atleta do Maranhão deu show, venceu e foi disputar o ouro contra o paulista Bruno Watanabe, líder do ranking nacional na categoria.
Contra o paulista, um combate equilibrado. A medalha de ouro esteve perto das mãos de Ítalo Mazzili. No entanto, no fim, o judoca paulista levou a melhor e ficou com o ouro.
Outras medalhas
Além da prata de Ítalo Mazzili, a equipe maranhense conquistou outras duas medalhas na competição nacional, ambas na disputa feminina. Na categoria Leve (52kg), Luciana Coelho, da Academia Usságui, conquistou a medalha de bronze.
Após um início de competição muito bom, Luciana Coelho foi derrotada na semifinal pela paulista Gabrielle Anjos e teve de disputar o terceiro lugar. Na disputa pelo bronze, a maranhense superou a paranaense Laís Carvalho para subir ao pódio.
Já na categoria Médio, Brenda Barbosa, da Ippon, após eliminar judocas de Pernambuco e do Mato Grosso, a maranhense caiu na semifinal diante da gaúcha Bianca Braga. Na disputa pelo bronze, Brenda não deu chances para a carioca Natália Lopes.
Comentários