Decoração em tom verde e amarelo na rua Piauí entre as avenidas Getúlio Vargas e Dorgival Pinheiro
Lojas do centro comercial, como a ‘Mil Opções’, já colocaram adereços à disposição dos torcedores
Vendedor ambulante na Praça Mané Garrincha comercializando bandeirolas do Brasil

A Copa do Mundo está prestes a começar e os torcedores imperatrizenses já iniciaram o clima de festa. O verde e amarelo dá o tom à expectativa do início dos jogos e à emoção de se ter um mundial de futebol sendo disputado no país.
A divulgação dos 23 nomes pelo técnico Felipão dos que estarão em campo defendendo o escrete canarinho incentivou mais ainda o clima de festa.
Você pode até desprezar futebol, mas não dá para dizer que Copa do Mundo é uma situação trivial. Definitivamente, não é.
As ruas de Imperatriz, a segunda maior cidade do Maranhão, ainda não estão definitivamente decoradas com o tom verde e amarelo, mas no quarteirão entre as avenidas Getúlio Vargas e Dorgival Pinheiro de Sousa, na rua Piauí, os moradores e comerciantes da área já deram o pontapé inicial para a decoração, que sempre é vista em praticamente toda a cidade.
Faltam 33 dias para o início da Copa do Mundo, e mesmo com o clima iniciando timidamente, a euforia já está tomando conta dos torcedores. Essa timidez talvez esteja sendo abafada pelas constantes críticas às obras atrasadas, que tanto transtorno têm trazido, mas que, para felicidade dos mais de 190 milhões de brasileiros e todos técnicos de futebol, os estádios estão praticamente todos prontos. Hoje, a Arena da Baixada será inaugurada oficialmente pela presidenta Dilma Rouseff.
Mesmo assim, já dá para ver bandeiras tremulando e ruas multicoloridas, com sinais de que a Copa será memorável para os imperatrizenses.
O comércio já começou a vender os adereços alusivos à Copa do Mundo. A loja ‘Mil Opções’, localizada no primeiro Calçadão pela Sousa Lima, já está com tudo alusivo à Copa do Mundo exposto a venda.
São bonés, bandeirolas, chapéus, corneta vuvuzela, bolas com as cores verde e amarela, camisetas, canetas, guardas chuva, enfim um grande número de adereços para a Copa do Mundo.
Na Praça Mané Garrincha, um vendedor ambulante expõe bandeirolas do Brasil e outros objetos que lembram a Copa do Mundo.
De quatro em quatro anos, uma febre toma conta do país. É a troca de figurinhas de jogadores da Copa do Mundo, uma paixão que mobiliza do netinho ao avô. Torcedores de todas as idades reúnem-se para promover o escambo de cromos com a imagem dos jogadores das 32 seleções do Mundial de 2014. Ali, o clima da Copa é fácil de ser encontrado. Os encontros ocorrem sempre em feriados e nos finais de semana e a Praça de Fátima é um dos locais prediletos em Imperatriz.
Idosos, adultos, jovens e crianças com papel e caneta na mão dividem-se em grupos e exercem a lei da oferta e procura. Um Messi, Cristiano Ronaldo ou Neymar, por exemplo, pode valer até cinco jogadores de menor expressão.
O Brasil estreará na Copa do Mundo no dia 12 de junho, às 17 horas de uma quinta-feira, contra a Croácia, na Arena Corinthians, que será inaugurado oficialmente nos próximos dias.