O Maranhão conquistou duas medalhas de bronze nas disputas do judô nos Jogos Escolares da Juventude 2013, etapa para jovens de 12 a 14 anos, que está sendo realizada na cidade de Natal (RN). E as duas medalhas foram conquistadas no segundo dia de competição, ambas no masculino, com os judocas Orlando Júnior, do CEI-COC, e Rômulo Carvalho, do Colégio Giovanni Zanni (Imperatriz).
O primeiro atleta a conquistar o bronze nesta edição dos Jogos Escolares da Juventude foi Orlando Júnior. O judoca fez uma competição em alto nível e garantiu a medalha na categoria Leve.
Para chegar ao pódio, o atleta maranhense estreou com vitória sobre José Lara, do Colégio Bruriti (RO). Na rodada seguinte, o maranhense passou pelo goiano Daniel Guirra, do Colégio Hugo Lobo. Nas quartas de final, o judoca do Maranhão foi derrotado por Victor Furtado, do Colégio Ilha do Governador (RJ). A derrota colocou Orlando Júnior na repescagem.
Na repescagem, o maranhense foi perfeito para garantir a medalha de bronze: duas lutas e duas excelentes vitórias. A primeira sobre o paranaense Herus Ditzel Beto, do Colégio Bom Jesus (PR), e a segunda sobre o baiano Paulo Santos, do Colégio Stela Câmara Dubois (BA).
Bronze para Imperatriz
A segunda medalha de bronze do Maranhão nos Jogos Escolares da Juventude 2013 também foi conquistada no judô. O atleta Rômulo Carvalho, do Colégio Giovanni Zanni (Imperatriz), subiu no pódio na categoria super-ligeiro.
O imperatrizense venceu quatro das cinco lutas que disputou. Na primeira rodada, Rômulo Carvalho venceu o alagoano Luiz Silva, da Escola Josefa Silva Costa (AL). Na sequência, vitória sobre o amazonense Ivan Silva, do Colégio La Salle (AM).
No entanto, nas quartas de final, o maranhense sofreu um revés e acabou perdendo para Whintney Souza Neto, do IDFG (SE). A derrota colocou Rômulo Carvalho na repescagem, onde ele brilhou.
Primeiro derrotou Henrique Lacerda, do Colégio Padre Afonso de Lemos (MG), e logo em seguida superou Jair Marques, do Colégio Polivalente (PB), para conquistar a medalha de bronze.
Com o ouro no atletismo e o bronze conquistado pelo badminton, o Maranhão conquistou quatro medalhas nos Jogos da Juventude que estão acontecendo em Natal, Rio Grande do Norte.
Comentários