Alex Santos, presidente do Imperatriz, definiu pela adesão do clube ao Profut

O presidente Alex Santos informou nessa quinta-feira (26) a O PROGRESSO que o Imperatriz vai aderir ao Profut (Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro). Para o novo mandatário colorado, essa é uma   importante medida para aliviar as dívidas e principalmente para quem quer gerir um clube com total transparência e deixar tudo o que se relaciona com dívidas fiscais em dia.
O Profut foi criado para auxiliar na renegociação das dívidas dos clubes de futebol, federações e confederações. O alívio nas dívidas fiscais do Imperatriz com a adesão ao Profut ainda não foi levantado, mas certamente será muito bom. E o que será ainda melhor é que tudo ficará normalizado e o Cavalo de Aço voltará a ter conta bancária à disposição das pessoas que queiram ajudar o clube e para receber os depósitos oriundos das cotas da CBF e da TV Interativa para as competições em nível nacional do próximo ano. O Imperatriz recebe essas cotas através de entidades ligadas ao futebol. Ultimamente, vinha recebendo através da Liga Desportiva Sul do Maranhão (Lasulma), porque não pode movimentar as suas próprias contas bancárias.
O Profut ajudará a quitar as dívidas com o Governo Federal. Serão até 240 meses (20 anos) para o pagamento, 70% de redução no valor das multas, 40% dos juros e 100% dos encargos legais. Dívidas relativas ao pagamento do FGTS poderão ser parceladas em até 180 meses. Entre as contrapartidas, estão a necessidade de elaborar uma relação, assinada pelos dirigentes e pelo conselho fiscal, de adiantamentos de receitas, regularização de ações trabalhistas e tributárias federais vencidas a partir da publicação da lei, restrição de quatro anos para o período de mandato de um presidente, com direito a uma reeleição, proibição da antecipação ou comprometimento de receitas de períodos posteriores ao da gestão em vigor e cumprimento dos contratos e regulamentação dos pagamentos relativos a todos os profissionais contratados.
Para que o Imperatriz possa aderir ao Profut, o presidente Alex Santos, juntamente com o vice-presidente de administração, contador Edvaldo Alcoforado, foram até a Receita Federal, onde foi iniciado o trabalho para que seja colocado em dia a vida fiscal do clube. “Já iniciamos o trabalho para nossa adesão ao Profut. E o início foi primeiramente colocar em dia a vida fiscal do clube para que possamos requerer certidões negativas”, disse Alex Santos.