Será realizado neste sábado (23), em Imperatriz, o IX Encontro Nacional de Capoeira, uma modalidade esportiva que tem sido muito ativa na cidade. O evento, que vai reunir grupos de capoeira de Imperatriz e de diversas cidades do estado e do país, será realizado no Imperial Shopping, aberto à comunidade.
Várias apresentações, tendo como principais a roda de capoeira e a tradicional cerimônia de troca de corda, serão realizadas. A coordenação do evento é do professor Leandro Barros, que disse que essa programação é uma forma de estimular o esporte na cidade de Imperatriz e toda a região tocantina.
“Os visitantes querem conhecer a cidade e vivenciar sua cultura e aproveitar para valorizar ainda mais a cultura afro e incentivar as crianças a praticar o esporte”, enfatiza.
A capoeira, ou capoeiragem, é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.
Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista experiente que ignora a musicalidade é considerado incompleto. Outras expressões culturais, como o maculelê e o samba de roda, são muito associadas à capoeira, embora tenham origem e significados diferentes.
A Roda de Capoeira foi registrada como bem cultural pelo IPHAN no ano de 2008, com base em inventário realizado nos estados da Bahia, de Pernambuco e do Rio de Janeiro, considerados berços desta expressão cultural. Em novembro de 2014, a Roda de Capoeira recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
Publicado em Esporte na Edição Nº 15313
Comentários