Adauto Carvalho, presidente do Imperatriz, definiu data do retorno do time às atividades - Vagner Júnior/Assessoria SID

Enfim, uma luz no final do túnel. O presidente do Imperatriz, Adauto Carvalho, anunciou nesta-feira (10) a reapresentação do time cavalino para o dia 20 de julho, uma segunda-feira.
O Imperatriz passa por uma crise financeira que pode comprometer a sequência da temporada 2020, tanto no Campeonato Maranhense quanto na Série C do Campeonato Brasileiro. Há dificuldade até para comprar passagens para os jogadores retornarem a Imperatriz. “Neste momento estamos fazendo uma força tarefa para trazermos os atletas de volta para retomarmos os treinamentos”, disse o presidente Adauto Carvalho
Em 2020, por conta do título estadual de 2019, o Cavalo de Aço esteve na Copa do Nordeste e Copa do Brasil. Ambas são importantes para os clubes por conta das cotas que dão suporte financeiro para a temporada. Mas o Imperatriz teve grande parte desses valores penhorados devido a dívidas com causas trabalhistas. 
A diretoria está fazendo um grande esforço para continuar à frente do Imperatriz, para que o clube não sofra as sanções das leis esportivas por rebaixamentos. 
Em função de incertezas sofre o futuro, o Imperatriz já começou a perder jogadores importantes, como o atacante Mateus João, que foi negociado pelo Vitória, detentor do seu passe, com o Portimonense de Portugal. Mesmo tendo sido o clube que federou o jogador, o Imperatriz não receberá nada pela transação. Aliás, isso sempre aconteceu no Imperatriz. Essa já não foi a primeira vez que o Cavalo de Aço teve um jogador negociado e tenha recebido alguma quantia. 
A diretoria ainda vai definir o conograma de trabalho para dar início aos protocolos que terão de ser seguidos, para que os jogadores estejam em condições para iniciar os treinos, visando o Campeonato Maranhense, no qual reestreia contra o Sampaio Corrêa, dia 1º de agosto, e Campeonato Brasileito Série C, no qual estreará contra o Treze-PB, no dia 9 de agosto.