Imperatriz e Sampaio em mais um duelo decisivo

Disputado desde 1918, quando Nhozinho Santos, que depois virou nome de estádio, introduziu o futebol no Maranhão, o Campeonato Maranhense só não teve campeão em duas oportunidades. Em 1929, por causa da preparação da Seleção do Maranhão que disputaria o antigo Brasileiro de Seleções e em 1936 o motivo foi a revolta do Sampaio Corrêa que não aceitou a fórmula de disputa da fase final do torneio e saiu da competição. Só em 1996 um clube do interior ganharia o Campeonato Maranhense de Futebol, tendo sido o Bacabal, que no ano anterior contou com a presença dos craques Andrade e Adílio. Em 2005 o interior voltou a fazer a festa com o título do Imperatriz, da cidade de Imperatriz, que teve outro campeão em 2009, o JV Lideral.
O Sampaio Corrêa, conquistou o primeiro título de campeão maranhense, em 1933 e foi bicampeão em 1934. De lá para cá, são 33 títulos, constituindo na equipe que mais conquistou títulos maranhenses.
O Moto, o maior rival do Sampaio, tem 26 títulos, o Maranhão em seguida com 14, e depois o Imperatriz, com 2 dois títulos.
O Sampaio não chega à final de um campeonato maranhense desde 2017, quando conquistou o título em decisão inédita contra o Cordino. Na ocasião, o Imperatriz perdeu o título do segundo turno, que lhe daria vaga para
final, em pleno Frei Epifânio lotado, ao perder justamente para o Cordino por 2 a 1, com dois gols de Ulisses. O Cavalo de Aço, entretanto, viria a ser finalista em 2018, em decisão contra o Moto, também no Frei Epifânio lotado, venceu mas não levou o tí0tulo, tendo em vista que na partida de ida, havia perdido por 3 a 0.
A última vez que o Cavalo de Aço decidiu e conquistou o título de Campeão Maranhense, foi em 2015, quando derrotou no Frei Epifânio o próprio Sampaio, por 3 a 1, e conquistou o seu segundo título da história.