Enfim, chegou a hora. Imperatriz e Maranhão abrem neste sábado (23) o Campeonato Maranhense de 2016, em jogo que será realizado no estádio municipal Frei Epifânio da Badia, às 19h15, horário e dia tradicionais para o Cavalo de Aço como mandante.
Com um time totalmente reformulado, o Imperatriz irá lutar pelo tricampeonato maranhense. A equipe, que perdeu vários jogadores após o término da Série D, aposta principalmente em atletas que atuaram no Rio de Janeiro e têm a confiança do técnico Marcelo Salles para conquistar seus objetivos.
Vale destacar que dentre os poucos remanescentes estão o lateral-direito Clayton Carioca e o meia Rubens, que foram titulares durante toda a temporada de 2015. Aos 31 anos, Rubens chega em 2016 após uma de suas melhores temporadas na carreira, com 10 gols marcados em 18 jogos.
As novas caras começam no gol, com Vinícius, de 26 anos, que estava na reserva da Cabofriense. Com a camisa do Cavalo de Aço, o goleiro terá a principal oportunidade de sua carreira e tentará ajudar o time alvirrubro a recuperar a consistência defensiva.
Com desfalques de titulares como Clayton Carioca, na lateral direita, e Marquinhos, segundo volante, ambos com lesões, o técnico Marcelo Salles entende que no Imperatriz não tem nem titulares nem reservas e será escalado quem estiver em condições.
No MAC, a filosofia é a de que em time que está ganhando não se mexe, ou mexe apenas o necessário. É nesta fórmula que o MAC está apostando em seu retorno à elite do futebol maranhense após uma temporada desgastante disputando a Segundinha, em que sagrou-se campeão.
As principais baixas após o acesso foram as saídas do zagueiro Luis Fernando e do lateral Jefferson Abreu, ambos para o Anapolina. O defensor foi titular desde o início do torneio, enquanto Jefferson se afirmou na equipe nas rodadas finais e nos dois jogos decisivos contra o Marília.
Uma característica comum nos jogadores procurados por Meinha é a idade acima dos 25 anos. Sem apostas de fora, o treinador deixa essa missão para os jovens jogadores da casa, como o volante Cleyton, de 17 anos, e o atacante Gileard, de 19 anos.
Começando a lista, aparece o experiente Raniere, que retorna ao clube após dois anos. Em 2015, defendendo o Moto e o Imperatriz, acumulou apenas sete jogos sem sofrer gols, em 35 partidas disputadas. No total foram 35 gols contra, com uma média de 1,3 gols por jogo.
Imperatriz e Maranhão estão no grupo B, juntamente com Cordino e Santa Quitéria. Teoricamente, são os favoritos a se classificarem para a semifinal. A última vez que Imperatriz e Maranhão jogaram uma partida pela primeira divisão do estadual maranhense foi no dia 16 de março de 2014. A partida, realizada no Nhozinho Santos, terminou empatada sem gols.
Ficha Técnica
Imperatriz x Maranhão
Local: Estádio Frei Epifânio da Badia
Horário: 19h15
Árbitro: Ranilton Oliveira de Sousa
Assistentes: Cicero Romão Batista Silva e Adriana de Oliveira Carvalho
4º árbitro: Manoel Cabral Pessoa Filho
Imperatriz
Vinicius; Júnior Tatu, Bruno Simões, Clayton He-Man e Ricardo; Anderson, Otávio, Edson e Rubens; Jefinho e Bruno Chocolate (Everton).
Técnico: Marcelo Salles
Maranhão
Ranieri; Johildo, Ribamar e Wellington Lima; Denilson, Sandro Bacabal, Rogério, Elton e Rômulo; Naoh e Giliard
Técnico: Edmilson Gomes (Meinha)
Comentários