Primeiro time profissional do Imperatriz em 1975

O Imperatriz completou nessa quarta-feira, 4 de janeiro, 55 anos de fundação, já que foi fundado nesta mesma data em 1962.
Fundado com o nome de Sociedade Atlética Imperatriz, foi o primeiro clube de futebol profissional da cidade. Profissionalizou-se em 1975. A agremiação foi criada por um major da Polícia Militar que, pouco tempo depois, ausentou-se da cidade e o clube passou a ser sustentado por integrantes do Sindicato dos Arrumadores de Imperatriz. Por um longo período, o sindicato e o clube tinham sempre o mesmo presidente, Severino Silva.
Em seus primeiros anos, o Imperatriz trazia em sua camisa as cores vermelha e azul. Somente anos mais tarde o vermelho e branco foram adotados e perduram até os dias atuais.
Em 2002, o clube passou a se denominar Sociedade Imperatriz de Desportos (SID), mas nada mudou, o sentido do clube ficou o mesmo. O Imperatriz tem dois títulos estaduais, sendo o primeiro conquistado em 2005, quando o alvirrubro ganhou o Campeonato Maranhense na final contra o Moto Club. O Cavalo de Aço venceu o segundo turno e conquistou o direito de disputar o título contra o vencedor do primeiro turno, o Moto. Na final, o primeiro jogo terminou 4 a 2 para o Imperatriz e, na segunda partida, nova vitória, desta vez por 3 a 2.
Após essa conquista, o time pôde disputar a Copa do Brasil em 2006, fato que se repetiu em 2007 e 2008. Já no Campeonato Brasileiro Série C, o alvirrubro participou em 2002, 2003, 2006 e 2007. A evolução da equipe se manteve, principalmente em 2007, quando chegou ao vice-campeonato maranhense e da Taça de São Luís. Em 2 de maio de 2015, sagrou-se campeão maranhense pela segunda vez após uma vitória em cima do grande rival da capital, o Sampaio Corrêa. Com gols de Júnior Chicão, Rubens (pênalti) e Diego Valderrama, garantiu a vitória e as vagas para disputar o Campeonato Brasileiro Série D 2015, além da Copa do Brasil e Copa do Nordeste em 2016.
O atual presidente é o empresário do ramo de construções Damião Benício dos Santos, que já tinha sido presidente do clube em 1993.