Edu Xiquita e Leoni já retornaram e se reintegraram ao elenco

A única baixa até agora detectada é a do zagueiro Jackson, que foi expulso no jogo contra o Cordino, após impedir um contra-ataque do time de Barra do Corda, dando uma gravata no atacante Paulo César. Entretanto, Jackson ultimamente não vem jogando como titular, embora ele seja a principal peça da defesa do Imperatriz em uma eventual mudança. Sábado, por exemplo, substituiu Nilson Paraíba, que cumpriu suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo.
O Cavalo de Aço, portanto, está completo para o jogo contra o Maranhão, que é de fundamental importância para a caminhada do Imperatriz rumo à classificação para a semifinal do primeiro turno da Copa União. O zagueiro Leoni, que estava em Codó, onde visitou familiares e aproveitou para tratar da contusão que sofreu quando do jogo contra o Moto, já retornou. Outro que retornou depois de uma semana em Salgueiro, estado de Pernambuco, onde foi tratar de problemas particulares, foi o meia Edu Xiquita, que reintegrou-se ao elenco colorado.
Mesmo com a chegada de Leoni e Edu Xiquita, o técnico Vinícius Saldanha, que se encontra em São Luís e só deve retornar na manhã de hoje, não deverá fazer mudanças em relação ao time que vem jogando e, acima de tudo, vencendo os jogos. São três vitórias consecutivas que deram ao Cavalo de Aço a permanência no G-4 da Copa União. E hoje o Imperatriz pode sacramentar classificação para a semifinal. Isso ocorrerá se o São José vencer o Sampaio. Mesmo que seja ao contrário – Sampaio vencer o São José – o Cavalo de Aço permanecerá no G-4, já que, vencendo, o Sampaio só chega a 9 pontos ganhos. O Cavalo de Aço já tem 10 pontos.
A única equipe garantida na semifinal é o Bacabal, com a vitória de 1 a 0 sobre o Moto, em jogo realizado nessa segunda-feira. O time bacabalense chegou a 14 pontos, assumiu a ponta e garantiu sua classificação. O São José é o segundo, com 12 pontos; o Moto é o terceiro, com 10 pontos ganhos e saldo de 5 gols; enquanto que o Imperatriz é o 4º colocado, também com 10 pontos ganhos, mas perdendo para o Moto no critério de desempate, pois tem apenas 1 gol de saldo. Em relação ao primeiro critério de desempate, que é o maior número de vitórias, Imperatriz e Moto estão rigorosamente iguais: três vitórias para cada time. No terceiro critério, Imperatriz e Moto também estão iguais, marcaram 7 gols cada um. Em seguida, vem o confronto direto e, neste caso, o Moto venceu o Imperatriz em São Luís por 2 a 0.
Diante disso tudo, o adversário do Imperatriz, na verdade, nesta questão da classificação para a semifinal é o Sampaio Corrêa, que tem 6 pontos e uma partida a menos em relação aos demais adversários.