Os organizadores locais da 13ª Copa Brasil de Kart trabalham em ritmo acelerado. A ideia é deixar tudo pronto, de acordo com as exigências da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), para a realização do evento em Imperatriz, a partir do próximo domingo (9).
Segundo Giovanni Guerra, presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão (FAEM), a pista, com extensão de 1080 metros, foi totalmente recapeada. Além disso, sua largura também foi aumentada, de oito para nove metros. Agora, as obras se concentram nas 40 zebras, áreas localizadas nas laterais da pista e, principalmente, nas curvas.
Na semana passada, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Sabino Costa, o prefeito Madeira visitou o kartódromo e ficou impressionado com a movimentação prévia vista ali. “Queremos parabenizar o presidente da Faem pelo pioneirismo, a coragem e a garra de conseguir trazer para nossa cidade uma competição de tamanha importância, que coloca a cidade no pódio dos grandes eventos no Brasil. Fico feliz de a Prefeitura poder contribuir com o evento num momento em que sou o prefeito da cidade”, explicou Madeira.
O organizador do evento, Giovanni Guerra, nas muitas entrevistas que tem dado sobre o evento, destacou que o evento é a realização de um sonho. “É a realização de um sonho de 24 anos. Finalmente, realizamos este sonho. Ele devolve para Imperatriz todo o apoio que toda uma comunidade, e por que não dizer, toda uma geração acreditou que pudesse acontecer. São 150 pilotos em Imperatriz por conta deste evento”, explicou.
As provas decisivas acontecem somente na sexta-feira (14) e sábado (15). No entanto, o espectador poderá ir ao kartódromo durante toda a semana para ver os pilotos na pista.
As obras de adequação do kartódromo são feitas por meio de parceria entre a Prefeitura de Imperatriz, o Governo do Estado, empresários e a Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão (FAEM).
Impactos econômicos
O presidente da Federação de Automobilismo assinala que para a economia de Imperatriz o evento tem importância fundamental. No setor hoteleiro, por exemplo, a expectativa é que cerca de 1,5 mil apartamentos sejam alugados durante o evento. Mais de 400 já foram reservados até o momento.
Guerra confirma que o evento vai movimentar a economia da cidade. “[As equipes] Vão ficar aqui uma semana e vão trazer recursos, que movimentarão toda a nossa comunidade. Imperatriz e todo o estado do Maranhão serão beneficiados. O que estamos fazendo aqui não perde para [eventos de] lugar nenhum do Brasil”, garante.
O organizador destacou, ainda, a expectativa de ver a cidade no pódio da competição. “Tenho certeza que nós vamos conseguir ver e ter Imperatriz e o Maranhão no alto do pódio”, finalizou.
A Copa Brasil de Kart é disputada uma vez por ano, durante uma semana, em apenas uma parte do país. Este ano, Imperatriz será a anfitriã do evento. É a primeira vez que a cidade recebe este espetáculo.
Treinamento médico começa amanhã
Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) serão qualificados para atender aos pilotos que participam da 13ª Copa Brasil de Kart. O curso tem início amanhã (7) e inclui uma simulação de acidente na pista.
O curso acontece à noite e inclui profissionais do Samu e do Hospital São Rafael, parceiro da iniciativa. O presidente do Clube de Kart, Giovanni Guerra, diz que a cidade tem a responsabilidade de cuidar dos pilotos que participam do evento e, por isso, vai preparar os profissionais com o maior rigor possível. “É evidente que, em caso de acidentes, nós e o Samu devemos estar preparados para prestar os primeiros socorros e removê-los o mais rápido possível ao local de pronto atendimento”, argumentou.
O curso será coordenador pela médica Luana Dantas. Segundo Guerra, o mais importante do curso será a simulação realizada no sábado (8). “Nós teremos o curso na sexta-feira à noite e, no sábado, faremos uma simulação, onde iremos cronometrar o tempo gasto entre um eventual acidente na pista e a entrada no hospital”, finalizou.(Comunicação)
Comentários