I Festival de Handebol fomenta prática do esporte na cidade

O Departamento de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação - Semed, realiza o I Festival de Handebol, desde o último dia 24. O objetivo é fomentar a prática do handebol nas escolas da rede municipal, oferecer aos alunos mais oportunidade de acesso à prática do esporte, como também contribuir para o desenvolvimento integral do estudante no pleno exercício da cidadania.
De acordo com o professor Sandro Medeiros, coordenador de Educação Física da Semed, o festival tem também como finalidade promover a participação das escolas municipais em eventos de handebol, elevando assim o número de praticantes da modalidade. “Temos notado que nos últimos anos tem diminuído sobremaneira o número de equipes de handebol nos Jogos Escolares Imperatrizenses e, por esse motivo, decidimos realizar essa competição e proporcionar aos alunos o conhecimento do esporte”, ressaltou.
A competição foi dividida em sete polos, no Centro, Bacuri, Vilinha, Vila Nova, Cafeteira, Vila Lobão, Santa Rita e Zona Rural, com participação de 29 equipes de 19 escolas. Cerca de 348 alunos participaram dos 30 jogos até agora.
O professor Marcos Jaércio, da Escola Juscelino Kubitschek, povoado Petrolina, destacou que o festival de handebol veio para resgatar a modalidade em Imperatriz. De acordo com ele, o handebol imperatrizense já teve várias equipes campeãs maranhense, mas está decadente.
Sandro Medeiros enfatizou que o apoio do secretário Josenildo Ferreira foi de suma importância para o sucesso do festival. “Quando apresentamos o projeto ao secretário, de pronto foi aprovado e recebemos todo o apoio para o sucesso do evento”, salientou.
A Semed disponibilizará o transporte para os alunos das escolas classificadas para a fase final, no próximo sábado, 15, no Complexo Esportivo Barjonas Lobão, ocasião em que as equipes campeãs dos polos disputarão o título de campeã geral do festival. Os times do 1º ao 3º colocados receberão troféus e medalhas.