Frei Epifânio foi o primeiro estádio no Maranhão a ficar apto em todos os itens de segurança exigidos pela CBF - Foto Dema de Oliveira

Administrado pela Secretaria Esportes Lazer e Juventude, Sedel, o Estádio Municipal Frei Epifânio foi submetido a exame de solo do seu gramado, nesta terça-feira, 3. Serviço é uma determinação da Confederação Brasileira de Futebol,CBF, com objetivo de padronizar todos os estádios do Brasil, visando os jogos das Série A, B e C, segundo informação do engenheiro agrônomo Jairo Andara. 
Foi feita análise de solo, através da empresa Maristela Kuhn Campos Esportivos, que tem convênio com a CBF. De acordo com Jairo Andrada, essa exigência começou em 2013, um ano antes da realização da Copa do Mundo no Brasil. “Essa análise é feita anualmente pelo menos 60 dias antes do início dos campeonatos das séries A, B e C, para que seja avaliada a performance do gramado para que a CBF possa emitir nota, caso haja a necessidade de melhorias”, destacou. 
Para isso, foi retirada amostra do solo que será enviada à sede da empresa Maristela Kunh Campos Esportivos, onde será analisado em laboratório, em seguida será feito um relatório através da CBF e enviado à Sedel. Caso seja detectado algum problema, será melhorado naquilo que for possível, visto que não existe nenhum impedimento no gramado do Frei Epifânio que possa paralisar as atividades  do Imperatriz. 
O administrador do estádio, Cristiano Domingos, destacou que a Sedel deu suporte total à equipe de vistoria. “Acompanhamos pessoalmente o trabalho do engenheiro Jairo, porque essa análise do gramado do Frei Epifânio só trará melhorias”, disse.
O secretário Luiz Gonzaga Pereira de Sousa, disse que esse é um trabalho anual da CBF em locais que tem equipes em competições a nível nacional, como é o caso do Imperatriz. “O Frei Epifânio foi o primeiro estádio no Maranhão a ficar apto em todos os itens de segurança exigidos pela CBF. Só faltava a análise do solo, que já sabíamos que ocorreria”, ressaltou. (Dema de Oliveira-Ascom)