Dando prosseguimento à série de reportagens que O PROGRESSO vem realizando a respeito de atletas imperatrizenses que estão se revelando para o futebol brasileiro, chegou a vez do goleiro Mateus. O garoto de 19 anos, nascido em Miracema, estado do Tocantins, mas criado em Imperatriz, foi uma das revelações da Copa São Paulo Júnior de 2020, jogando pelo Itapirense. Lá é conhecido por Maranhão, apelido que é dado a jogadores oriundos do estado, que vão para o Sul ou Sudeste do País. Existem vários Maranhão pelo Brasil. Na verdade, Maranhão é o Mateus, que foi observado por olheiros do Vasco e quando terminou a Copinha, foi contratado pelo time da Cruz de Malta por empréstimo junto ao Itapirense, com contrato até o janeiro de 2021, com opção de compra pelo time vascaíno.
As boas atuações do garoto Mateus, mesmo com as intempéries do tempo, porque a Copa São Paulo Junior desse ano foi disputada debaixo de muita chuva, com defesa até de penalidades máximas, fizeram com que o ‘olheiro’ do Vasco direcionasse para ele. Acabou dando certo.
Depois de passar por clubes de base de Imperatriz, e não ter recebido mais atenção, o goleiro Mateus foi levado pelo ex-lateral esquerdo do Imperatriz, Ferreira, para a Escolinha do Marwel. Lá o Moreira Silva incumbiu de lapidar o garoto, trabalhando a parte técnica e tirando-lhe os defeitos. Como forma de estágio, Moreira Silva colocou Mateus, mesmo ainda com idade inferior, para disputar o Campeonato Imperatrizense Sub-20.
O goleiro Mateus passou também pelo Londrina, o seu primeiro clube, fora de Imperatriz e do Maranhão. Em função da ida dele para o Londrina, um dos grandes clubes do futebol do Paranaense. A mãe de Mateis, Carmen Maria Ferreira Pereira, emitiu uma nota de agradecimento ao Marwel, em especial ao professor Moreira Silva.
Agora com 19 anos, o goleiro Mateus assinou o seu primeiro contrato como profissional e vai defender o time do Vasco nos compromissos desse ano, prejudicado devido a pandemia do coronavírus. O desejo é que quando tudo voltar à normalidade, Mateus possa se destacar, permanecer no Vasco e ser um grande goleiro na história do time da Colina.
Publicado em Esporte na Edição Nº 16596
Comentários