O goleiro Alberto recebeu alta do hospital em Bacabal e já se encontra em Imperatriz. Alberto viajou de Bacabal para Imperatriz em uma ambulância, juntamente com o lateral direito Bruno Bacabal como acompanhante.
O jogador se encontra em recuperação na casa do atleta. A chegada da esposa dele está prevista para hoje e ela vai ficar em Imperatriz até que Alberto tenha condições de viajar. A viagem pode até ser antecipada, desde que seja de avião, até João Pessoa e de lá para Patos. Mas pode acontecer a permanência do jogador com a esposa em Imperatriz até a recuperação total. Isso será definido pela diretoria nos próximos dias.
Ontem, no jogo contra o Moto, os jogadores do Imperatriz fizeram uma homenagem a Alberto desejando-lhe um pronto restabelecimento. A previsão é que o goleiro fique 90 dias em recuperação da cirurgia. Após esse prazo, o jogador passará por uma bateria de exames para ver as reais condições de permanecer jogando futebol.
Alberto se contundiu gravemente, tendo rompimento do baço depois de um choque tido como involuntário com o atacante Kena, do Bacabal. Alberto ainda jogou o restante do primeiro tempo e todo o segundo, após o lance que culminou com o acidente. Depois do jogo, sentiu fortes dores e, por isso, foi para o hospital, onde foi constatado através de uma ultrassonografia que ele tinha rompido o baço. Foi submetido a uma cirurgia de urgência para a retirada do órgão afetado.
O baço trata-se de um órgão esponjoso, macio e de cor púrpura, quase do tamanho de um punho e localizado na região superior esquerda da cavidade abdominal, logo abaixo das costelas. O baço funciona como dois órgãos. A polpa branca faz parte do sistema de defesa (sistema imune) e a polpa vermelha remove os materiais inúteis do sangue. Certos leucócitos (linfócitos) produzem anticorpos protetores e têm um papel importante no combate às infecções. Os linfócitos são produzidos e amadurecem na polpa branca. A polpa vermelha contém outros leucócitos (fagócitos) que ingerem o material indesejado (p.ex., bactérias ou células defeituosas) do sangue circulante.
É o maior dos órgãos linfáticos e faz parte do Sistema Retículo-Endotelial.
Publicado em Esporte na Edição Nº 14246
Comentários